selected publications
-
academic article
- Teacher professionalism towards transformative education: insights from a literature review. Professional Development in Education. 2023
- RESSONÂNCIAS DE UMA EXPERIÊNCIA ALÉM-MAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (Resonances from an overseas experience of continuing training of early education teachers). Cadernos CEDES. 2023
- Do Projeto Outgoing - repensar modos de relação com o mundo (From the Outgoing Project - rethinking ways of relating to the world). Infância na Europa Hoje. 2-8. 2023
- Nós no mundo: o projeto OutGoing - criança, natureza e cultura em relação no interior do MEM (We in the world - the OutGoing project children, nature and culture in relationship within the MEM). Escola Moderna. 11:21-29. 2023
- Olhares sobre a linguagem escrita na prática pedagógica da educação infantil (Views on written language in the pedagogical practice of early childhood education). Revista Brasileira de Alfabetização. 1-20. 2023
- Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil (Cultural heritage and belonging: contribution to thinking about the curriculum in early childhood education). Revista de Educação Pública. 30:1-21. 2021
- Affordances no espaço exterior: o exemplo do Programa OUT TO IN (Affordances in outdor space: the example of the OUT TO IN Program). Cadernos de Educação de Infância. 10-15. 2021
- Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética (Listening to student-teachers: between memories and details, portraits of aesthetic formation). Educar em Revista. 37. 2021
- Programa OUT TO IN - A relação corpo-mente nos espaços exteriores (Programa OUT TO IN - A relação corpo-mente nos espaços exteriores). Cadernos de Educação de Infância. 7-11. 2021
- O aprender e o Bem-estar como conceitos complexos construídos por crianças pequenas (Learning and Well-being as complex concepts constructed by young children). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. 5:1191-1211. 2020
- Além de um Programa Curricular: a formação estética de professoras/educadoras das infâncias (Beyond a Curricular Program: the aesthetic training of early childhood teachers). Educação e Fronteiras. 9:23-35. 2020
- Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura (Investigative dimension, teaching and initial teacher training: a systematic literature review). Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. 22:5-23. 2020
- Construire la durabilité dès la petite enfance (Building Sustainability from early childhood)). Enfants d’Europe aujourd’hui. 35-42. 2019
- A formação de educadores/as de infância: da exigência e complexidade da profissão no mundo atual, ao projeto de formação na UniverCidade de Évora (The training of early childhood educators: from the demands and complexity of the profession in today's world, to the training project at UniverCidade de Évora). Poésis. 12:32-56. 2018
- Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância (Learning the Profession in Cooperation: Teacher training process for children). Educação em Análise. 3:73-92. 2018
- Construir a Sustentabilidade a partir da infância (Building Sustainability from early childhood). Infância na Europa Hoje. 26-31. 2018
- Brincar juntos na Escola da Infância: a brincadeira entre crianças de idades diferentes na Proposta do Movimento da Escola Moderna Portuguesa (Playing together in the School of Childhood: the play between children of different ages in the proposal of the movement of the modern Portuguese school). Crítica Educativa. 2:123-135. 2017
- A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM (Educational practice in daycare and the MEM pedagogical model). Escola Moderna. 6ª série:13-34. 2015
- Pensar a educação de Infância e os seus contextos (Thinking about early childhood education and its contexts). Cadernos de Educação de Infância. 4-25. 2015
- Qualidade e identidade da educação de infância em Portugal: processo e desafios atuais (Quality and identity of early childhood education in Portugal: process and current challenges). Cadernos de Educação de Infância. 7-9. 2014
- Reconstruindo a cultura em cooperação mediado pela pedagogia para a infância do Movimento da Escola Moderna portuguesa (Reconstructing culture in cooperation mediated by the pedagogy for childhood of the Portuguese Modern School Movement). PERSPECTIVA. 2014
- Desenvolver a Qualidade em Parcerias (DQP) - um referencial com potencialidades múltiplas (Developing Quality in Partnerships (DQP) - a reference with multiple potentialities). Cadernos de Educação de Infância. 14-19. 2012
- Educação Infantil, tecnologias e cultura (Early Childhood Education, technologies and culture). Patio Educação Infantil,. 8-11. 2011
- Fostering Communities of Learning in Two Portuguese Pre-School Classrooms Applying the Movimento da Escola Moderna (MEM) Pedagogy. International Journal of Early Childhood. 43:227-244. 2011
- O Projecto DATEC: procurando a qualidade na utilização das tecnologias na educação de Infância (The DATEC Project: seeking quality in the use of technologies in early childhood education). Cadernos de Educação de Infância. 34-40. 2001
- Orientações Curriculares: que alicerces para a construção das aprendizagens (Curricular Guidelines: which are the foundations of learning). Escola Moderna. 5-12. 2001
- The influence of Vygotsky in movimento da escola moderna early childhood education curriculum in Portugal. Journal of Early Childhood Teacher Education. 19:131-139. 1998
- MEM e APEI, duas associações dedicadas ao ensino dos primeiros anos 1996
- Parents’ view of quality in early childhood services in Portugal. International Journal of Early Childhood. 28:37-48. 1996
-
book
- O aprender a aprender no Pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (3ª Edição) (Learning to learn in Preschool: the pedagogical model of the Modern School Movement, 3rd edition) 2018
- Traços de AR, TERRA, ÁGUA e FOGO, na perspetiva das crianças [Traces of AIR, EARTH, WATER and FIRE, from the perspective of children] 2017
- O aprender a aprender no Pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna 2ª Edição) (Learning to learn in Preschool: the pedagogical model of the Modern School Movement, 2nd edition) 2014
- O aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (Learning to learn in Preschool: the pedagogical model of the Modern School Movement) 2012
- Estereótipos de Género (Gender Stereotypes) 2000
-
chapter
- Becoming with the city: children’s opportunities of education for sustainability 2024
- Building knowledge and competence to promote sustainability in early childhood education – four European case studies 2024
- Challenges and possible paths in Education for Sustainability in Portugal. 2024
- Jamais devemos desistir dos nossos sonhos¿: descobrir a profissão de educador/a de infância e professor/a de 1º ciclo em diálogos intergeracionais no início de formação (We should never give up on our dreams: discovering the profession of early childhood educator and primary school teacher in intergenerational dialogues at the beginning of training) 2023
- A Potência (trans)formadora da residência pedagógica e cultural na voz de educadores/as de infância de Évora e professoras de educação infantil de Penedo (The (trans)forming power of the pedagogical and cultural residence in the voice of early childhood educators in Évora and early years teachers in Penedo) 2022
- Comunidades de práticas: relações, responsabilidades e oportunidades para uma educação para a sustentabilidade (Communities of practice: relationships, responsibilities and opportunities for education for sustainability) 2022
- Desafios e perspetivas da formação de educadores de crianças pequenas: diálogos entre Brasil e Portugal (Challenges and perspectives of training educators for young children: dialogues between Brazil and Portugal) 2022
- Entre cá e lá: conversas sobre identidades entre Penedo (AL) e Évora por meio de um projeto de correspondência entre crianças (Between here and there: conversations about identities between Penedo (AL) and Évora through a correspondence project between children) 2022
- Tu também és educadora/professora? ¿ uma reflexão sobre narrativas co-construídas e investigação na profissão docente (Are you also an educator/teacher? A reflection on co-constructed narratives and research in the teaching profession) 2022
- Professoras em formação e imagens de obras de arte: encontros, olhares e narrativas de si. (Teachers in training and images of works of art: encounters, looks and self-narratives.) 2021
- Aprender o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna através da escrita dialogada na formação inicial (Learning about the pedagogical model of the Modern School Movement through dialogued writing in initial training) 2020
- Como garantir a qualidade de uma investigação? - O papel da revisão sistemática de literatura (How to guarantee the quality of an investigation? - The role of systematic literature review) 2020
- Que educação para as crianças dos 0 aos 3 anos? (Which education for children aged 0 to 3?) 2019
- Uma visão holística e sistémica da educação de infância (A holistic and systemic view of early childhood education) 2019
- A pedagogia da inter-ação e a FpC (The pedagogy of interaction and Philosophy for Children) 2018
- O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna em Creche (The pedagogical model of the Modern School Movement in day nursery) 2018
- Yes we can!: Young children learning to contribute to an enabling society 2018
- As Crianças e a Gestão Cooperada do Currículo: uma experiência com o movimento da escola moderna em Portugal (Children and Cooperative Curriculum Management: an experience with the modern school movement in Portugal) 2017
- O lugar da criança na educação infantil numa perspetiva histórico-cultural (The place of the child in early childhood education from a historical-cultural perspective) 2017
- Percursos e Encontros no Centro do Mundo (Routes and Meetings in the Center of the World) 2017
- A formação inicial e desenvolvimento profissional de educadores/professores monodocentes: os desafios do isomorfismo pedagógico (Initial training and professional development of educators/single teachers: the challenges of pedagogical isomorphism) 2016
- Early Childhood Education For Sustainable Development in Portugal 2016
- Criar uma comunidade com crianças dos três aos seis anos: o desenvolvimento pessoal e social na infância. (Creating a community with children aged three to six: personal and social development in childhood.) 2015
- Perguntar para quê? As perguntas dos educadores e o pensamento autónomo das crianças (Ask for what? Educators’ questions and children’s autonomous thinking) 2012
- Autoformação cooperada de professores no Movimento da Escola Moderna Portuguesa (Cooperative self-training of teachers in the Portuguese Modern School Movement) 2011
- Interviewing children 2010
- Um projecto de construção da participação: a voz das famílias, educadoras, auxiliares e crianças (A project to build participation: the voice of families, educators, assistants and children) 2009
-
conference paper
- A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças (The strength of popular culture and the appreciation of cultural identity in experiencing the territory with children). 1401-1412. 2022
- Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza (Worlding: children connecting with nature). 683-695. 2021
- A construção do conhecimento profissional de professores: uma revisão sistemática de literatura (The construction of teachers' professional knowledge: a systematic literature review). 77-86. 2021
- Conectando com a natureza: a urgência de práticas de educação ambiental significativas na educação de infância (Connecting with nature: the urgency of meaningful environmental education practices in early childhood education). 531-538. 2021
- Listening to children about well-being 2019
- Processo de aprendizagem em grupos heterogéneos (Learning process in multiage groups). 159-171. 2016
- Sendo educadora-professora ¿ aprendizagens de qualidade (re)construindo saberes (Being an educator-teacher quality learning (re)building knowledge). 389-403. 2015
- Learning With a Project Aproach: an experience of a pedagogical support for supervision and teacher development. 2013
- Autoformação cooperada de professores no Movimento da Escola Moderna Portuguesa (Autoformação cooperada de professores no Movimento da Escola Moderna Portuguesa). 49-60. 2009
-
document
- A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso-Brasileiros (The Training of Educators and Teachers at UniverCidade: Luso-Brazilian Perspectives) 2022
- Prática de Ensino Supervisionada na Universidade de Évora - Formação inicial de educadores e professores e investigação (Supervised Teaching Practice at the University of Évora - Initial training of educators and teachers and research). 16-17. 2020
- O cuidado nas profissões dedicadas ao bem-estar e desenvolvimento humano (Care in professions dedicated to well-being and human development) 2018
- Traços de Ar, Terra, Água, e Fogo na perspetiva de crianças (Traces of Air, Earth, Water, and Fire from the children's perspective) 2017
- Recomendação sobre Formação Contínua de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (Recommendation on Continuing Training of Early Childhood Educators and Primary and Secondary Education Teachers) 2013
- Práticas de investigação em Educação (Research practices in Education) 2012
- O Projecto DATEC: procurando a qualidade na utilização das tecnologias na educação de Infância. Cadernos de Educação de Infância, 60, 34-40. 2001
- O Projecto DATEC: procurando a qualidade na utilização das tecnologias na educação de Infância. , 60, 34-40.. 34-40. 2001
- A educação de infância em Portugal vista pelo olhar da equipa da OCDE (Early childhood education in Portugal seen through the eyes of the OECD team). 32-36. 2000
- A Influência de Vygotsky no Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna Portuguesa (Vygotsky's Influence on the Curricular Model of the Portuguese Modern School Movement). 5-12. 1999
- Gostar de crianças é pouco : o percurso de Cecília Menano contado por ela e por outros (Loving children is not enough: Cecília Menano's journey told by her and others). 3-10. 1992
- A Sesta no Jardim de Infância (Nap in pre-schools) . 27-29. 1991
- As Rotinas no Jardim de Infância (Routines in Pre-schools). 17-18. 1989
- Évora, A Rua é das crianças: encontros, diálogos, derivas, explorações, questionamentos e (re)criações
- “Trânsitos, vivências e partilhas entre Penedo e Évora”