Centro de Investigação em Educação Básica Projetos uri icon

resumo

  • O CIEB - Centro de Investigação em Educação Básica - é um centro de investigação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. A investigação em Educação Básica é a atividade central do CIEB, abarcando as seguintes dimensões: Formação de Professores; Supervisão Pedagógica; Desenvolvimento Curricular; Educação para o desenvolvimento; Inovação Pedagógica; e, Competências Digitais. O CIEB pretende promover, de forma permanente e sistemática, a inovação e a modernização, bem como práticas de intervenção e investigação de qualidade no âmbito da formação inicial e contínua em Educação Básica. A articulação com a comunidade e entidades com competências nas suas áreas de interesse, constituem um alicerce fundamental na organização e desenvolvimento dos seus projetos. A especificidade do CIEB centra-se na investigação científica relativa à Educação Básica, recorrendo a uma abordagem holística que interconecta diversas dimensões, pelo desenvolvimento do conhecimento científico e transformação dos contextos profissionais, quer para a melhoria da aprendizagem das crianças, quer para o desenvolvimento profissional dos educadores e professores. O CIEB visa identificar as oportunidades de inovação pedagógica na aprendizagem dos alunos e na formação de professores de educação básica, conceber, monitorizar e avaliar projetos de inovação e mudança pedagógica e organizacional para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem habilitadores; criar conhecimento praxeológico para apoiar as práticas docentes e a aprendizagem dos alunos de educação básica, analisando o seu impacto académico e social; promover a publicação de pesquisas científicas, críticas e coletivas; apoiar o desenvolvimento de jovens investigadores e a promoção de emprego científico; promover a cooperação e o intercâmbio com outras unidades de investigação nacionais e internacionais no domínio de investigação do CIEB. Para a concretização dos objetivos definidos o CIEB assume uma estratégia de ação que cruza a investigação fundamental, com a investigação-ação que envolve trabalho colaborativo e reflexão sobre a prática, rigor, organização, suporte concetual e metodológico, persistência e continuidade.

intervalo de datas

  • janeiro 1, 2020