ConBiomics: abordagem necessária para a Conservação de Bivalves de água doce
Projetos
Visão geral
Filiação
Ver Todos
Visão geral
resumo
O declínio da biodiversidade de água doce atingiu proporções alarmantes. Os Unionidae, sendo a maior família de bivalves de água doce, está entre a fauna mais ameaçada do mundo. Estes animais são importantes provedores de serviços de ecossistemas aquáticos e são caracterizados por um padrão incomum de herança de ADN mitocondrial ADNmt; DUI. No entanto, dados de filogenia, estrutura genética das populações e mesmo o número de espécies são ainda inexistentes ou escassos para muitas espécies de bivalves de água doce em todo o mundo. Além disso, os caracteres concológicos servem de base para definir a sua taxonomia mas como a plasticidade da concha é altamente variável, a sua taxonomia não está esclarecida.
Num projeto financiado anteriormente, as estratégias científicas da presente equipa incluíram abordagens integrativas interdisciplinares ecogeográfica, genética e fisiológica para preencher a lacuna de conhecimento sobre o estatuto da família Unionidae na Península Ibérica. Na realidade, esse trabalho foi amplamente realizado, tendo sido estendido para espécies fora da região. Além disso, a equipa consolidou os seus conhecimentos sobre os taxa alvo, expandiu e cimentou a sua rede internacional de colaboradores, reuniu uma grande quantidade de amostras de tecidos/ADN, estando atualmente a analisar 15 genomas mitocôndriais ainda não publicados e dados ecogeográficos e fisiológicos inéditos. A disponibilidade de todos estes recursos facilitará consideravelmente as etapas iniciais do presente projeto, bem como irá minimizar os seus custos. Consequentemente, com uma equipa altamente qualificada, produtiva e com ampla experiência - apoiada por vários especialistas colaboradores internacionais - a presente proposta tem como objetivo central definir as espécies de mexilhão de água doce e as áreas de importância crítica para a conservação, a nível europeu e mundial, para informar os responsáveis políticos mais relevantes. Isto será alcançado através da combinação de uma abordagem genómica com dados de distribuição disponíveis mas dispersos, para determinar e mapear a riqueza global de espécies, endemismo ponderado, diversidade e endemismo filogenéticos. Esta abordagem inovadora e complementar não só ajudará a conservar este grupo vulnerável, como também oferecerá benefícios mais amplos aos ecossistemas de água doce, dos quais milhões de pessoas dependem globalmente. Além disso, como estes animais têm um padrão característico extraordinário e incomum de herança de ADNmt, eles também serão utilizados como taxa-modelo para abordar várias questões relacionadas com a evolução do ADNmt.
Este projeto vai também permitir combinar a investigação com a educação: será fornecido treino avançado a vários alunos de diferentes níveis, e estão programadas abordagens para melhorar o conhecimento público sobre estes animais extraordinários