Estudo de caso de um projeto editorial de investigação jovem
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
A revista adolesCiência é uma publicação eletrónica multidisciplinar do Instituto Politécnico de Bragança
que estimula os jovens na busca do conhecimento sério, na procura pelo espírito científico, no
respeito pela autoria e na aquisição de competências de leitura e escrita através da publicação e disseminação
de textos inéditos. Nos últimos oito anos, esta revista esteve orientada para a divulgação de
reflexões e investigações realizadas por jovens do ensino básico e secundário ou por alunos dos Cursos
Técnicos Superiores Profissionais e de Licenciatura ou Mestrado, preferencialmente em coautoria com
os mais novos. Do exposto, no âmbito dos estágios científicos de dois alunos de mobilidade internacional,
realizou-se um estudo de caso que se subdividiu em três fases principais: (i) estudar o passado da
adolesCiência, nomeadamente através das suas publicações; (ii) entender o presente da adolesCiência
para melhorar o futuro, nomeadamente através de um processo de geração de ideias suficientemente
criativas, inovadoras e sustentáveis para incrementar a participação de alunos (processo de geração de
ideias Walt Disney e apresentações nas escolas); (iii) investigar através de inquérito por questionário
o nível de influência e o nível de produção científica atual dos alunos autores que tenham publicado na
adolesCiência; (iv) construção de proposta(s) que estimulem a participação dos alunos e professores
na revista adolesCiência. Tendo por base as 90 publicações em 6 volumes e 7 números, da autoria
de 318 autores (N=260 alunos e N=58 professores), sendo 47 trabalhos do ensino não superior e 43
trabalhos do ensino superior (53 artigos de investigação & práticas, 16 relatórios de projeto, de visitas
de estudo ou de experiências, 14 recensões críticas e 7 entrevistas), podemos desde já afirmar que
os alunos (e até mesmo os professores) referem que esta revista contribuiu para o seu crescimento
ao nível das competências de literacia científica. Face aos resultados apurados, pretende-se renovar a
divulgação deste projeto editorial nas escolas, durante o 2.º período letivo de 2019/20, para incentivar
a participação dos alunos e professores na próxima edição da adolesCiência.
A revista adolesCiência é uma publicação eletrónica multidisciplinar do Instituto Politécnico de Bragança que estimula os jovens na busca do conhecimento sério, na procura pelo espírito científico, no respeito pela autoria e na aquisição de competências de leitura e escrita através da publicação e disseminação de textos inéditos. Nos últimos oito anos, esta revista esteve orientada para a divulgação de reflexões e investigações realizadas por jovens do ensino básico e secundário ou por alunos dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais e de Licenciatura ou Mestrado, preferencialmente em coautoria com os mais novos. Do exposto, no âmbito de dois estágios científicos realizou-se um estudo de caso que se subdividiu em quatro fases principais: (i) estudar o passado da adolesCiência, nomeadamente através das suas publicações; (ii) investigar através de inquérito por questionário o nível de influência e o nível de produção científica atual dos alunos autores que tenham publicado na adolesCiência; (iii) entender o presente da adolesCiência para melhorar o futuro, nomeadamente através de um processo de geração de ideias suficientemente criativas, inovadoras e sustentáveis para incrementar a participação de alunos (processo de geração de ideias Walt Disney e apresentações nas escolas); (iv) construção de proposta(s) que estimulem a participação dos alunos e professores na revista
adolesCiência. Tendo por base as 90 publicações em 6 volumes e 7 números, da autoria de 318 autores (N=260 alunos e N=58 professores), sendo 47 trabalhos do ensino não superior e 43 trabalhos do ensino superior (53 artigos de investigação & práticas, 16 relatórios de projeto, de visitas de estudo ou de experiências, 14 recensões críticas e 7 entrevistas), podemos desde já afirmar que os alunos (e até mesmo os professores) referem que esta revista contribuiu para o seu crescimento ao nível das competências de literacia científica. Face aos resultados apurados, pretende-se renovar a divulgação deste projeto editorial nas
escolas, durante o 2.º período letivo de 2019/20, para incentivar a participação dos alunos e professores na próxima edição da adolesCiência.
The adolesCiência journal is a multidisciplinary electronic publication of the Bragança
Polytechnic Institute that encourages young people to search for serious knowledge, to
search for scientific spirit, to respect authorship and to acquiring reading and writing skills
through the publication and dissemination of texts. For the past eight years, this journal has
been oriented towards the dissemination of reflections and researches carried out by young people of elementary and secondary education or by students of the Higher Vocational and
Undergraduate (curso técnico superior professional), of Grades or Master Courses,
preferably in cooperation with the younger ones. From the above, in the context of two
scientific internships, a case study was carried out that was subdivided into four main
phases: (i) studying the past of adolescence, namely through its publications; (ii) research
through a questionnaire survey the level of influence and the level of current scientific
production of student authors who have published in adolesCiência; (iii) understand the
present of adolesCiência to improve the future, namely through a process of generating
ideas sufficiently creative, innovative and sustainable to increase student participation
(Walt Disney idea generation process and school presentations); (iv) construction of
proposal(s) that encourage the participation of students and teachers in the adolesCiência
magazine. Based on 90 publications from 6 volumes and 7 numbers, authored by 318
authors (N = 260 students and N = 58 teachers), 47 of which were from non-higher
education and 43 were from higher education (53 research papers & practices, 16 project
reports, study visits or experiences, 14 critical recensions and 7 interviews), we can already
say that students (and even teachers) say that this magazine contributed to its growth in
terms of scientific literacy. In view of the results obtained, the intention is to renew the
dissemination of this editorial project in schools, during the 2nd academic period of
2019/20, to encourage the participation of students and teachers in the next edition of
adolesCiência.