Estudo de caso de um projeto editorial de investigação jovem Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A revista adolesCiência é uma publicação eletrónica multidisciplinar do Instituto Politécnico de Bragança que estimula os jovens na busca do conhecimento sério, na procura pelo espírito científico, no respeito pela autoria e na aquisição de competências de leitura e escrita através da publicação e disseminação de textos inéditos. Nos últimos oito anos, esta revista esteve orientada para a divulgação de reflexões e investigações realizadas por jovens do ensino básico e secundário ou por alunos dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais e de Licenciatura ou Mestrado, preferencialmente em coautoria com os mais novos. Do exposto, no âmbito dos estágios científicos de dois alunos de mobilidade internacional, realizou-se um estudo de caso que se subdividiu em três fases principais: (i) estudar o passado da adolesCiência, nomeadamente através das suas publicações; (ii) entender o presente da adolesCiência para melhorar o futuro, nomeadamente através de um processo de geração de ideias suficientemente criativas, inovadoras e sustentáveis para incrementar a participação de alunos (processo de geração de ideias Walt Disney e apresentações nas escolas); (iii) investigar através de inquérito por questionário o nível de influência e o nível de produção científica atual dos alunos autores que tenham publicado na adolesCiência; (iv) construção de proposta(s) que estimulem a participação dos alunos e professores na revista adolesCiência. Tendo por base as 90 publicações em 6 volumes e 7 números, da autoria de 318 autores (N=260 alunos e N=58 professores), sendo 47 trabalhos do ensino não superior e 43 trabalhos do ensino superior (53 artigos de investigação & práticas, 16 relatórios de projeto, de visitas de estudo ou de experiências, 14 recensões críticas e 7 entrevistas), podemos desde já afirmar que os alunos (e até mesmo os professores) referem que esta revista contribuiu para o seu crescimento ao nível das competências de literacia científica. Face aos resultados apurados, pretende-se renovar a divulgação deste projeto editorial nas escolas, durante o 2.º período letivo de 2019/20, para incentivar a participação dos alunos e professores na próxima edição da adolesCiência.
  • A revista adolesCiência é uma publicação eletrónica multidisciplinar do Instituto Politécnico de Bragança que estimula os jovens na busca do conhecimento sério, na procura pelo espírito científico, no respeito pela autoria e na aquisição de competências de leitura e escrita através da publicação e disseminação de textos inéditos. Nos últimos oito anos, esta revista esteve orientada para a divulgação de reflexões e investigações realizadas por jovens do ensino básico e secundário ou por alunos dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais e de Licenciatura ou Mestrado, preferencialmente em coautoria com os mais novos. Do exposto, no âmbito de dois estágios científicos realizou-se um estudo de caso que se subdividiu em quatro fases principais: (i) estudar o passado da adolesCiência, nomeadamente através das suas publicações; (ii) investigar através de inquérito por questionário o nível de influência e o nível de produção científica atual dos alunos autores que tenham publicado na adolesCiência; (iii) entender o presente da adolesCiência para melhorar o futuro, nomeadamente através de um processo de geração de ideias suficientemente criativas, inovadoras e sustentáveis para incrementar a participação de alunos (processo de geração de ideias Walt Disney e apresentações nas escolas); (iv) construção de proposta(s) que estimulem a participação dos alunos e professores na revista adolesCiência. Tendo por base as 90 publicações em 6 volumes e 7 números, da autoria de 318 autores (N=260 alunos e N=58 professores), sendo 47 trabalhos do ensino não superior e 43 trabalhos do ensino superior (53 artigos de investigação & práticas, 16 relatórios de projeto, de visitas de estudo ou de experiências, 14 recensões críticas e 7 entrevistas), podemos desde já afirmar que os alunos (e até mesmo os professores) referem que esta revista contribuiu para o seu crescimento ao nível das competências de literacia científica. Face aos resultados apurados, pretende-se renovar a divulgação deste projeto editorial nas escolas, durante o 2.º período letivo de 2019/20, para incentivar a participação dos alunos e professores na próxima edição da adolesCiência.

autores

data de publicação

  • janeiro 1, 2020