A Escola e a sua Participação na Construção das Desigualdades de Género
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Identidade
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Considerando a participação da escola na perpetuação das desigualdades de género, e o importante papel que esta instituição desempenha na organização das narrativas pessoais e identitárias dos cidadãos e cidadãs, pareceu-nos pertinente perceber como é que este facto é interpretado por um conjunto de mulheres que, em idade adulta, são levadas a refletir sobre estas questões.Neste sentido, desenvolvemos uma investigação que dá voz a mulheres de diferentes idades, com percursos escolares diferenciados e, com elas, tentámos perceber como é que a sua educação escolar contribuiu para a construção da sua identidade de género. Para tal foram realizadas entrevistas em profundidade e da análise das narrativas recolhidas, salientamos que apesar de se constatarem transformações na instituição escolar, ainda permanecem muitas práticas que contribuem para uma desigualdade de oportunidades que continuam a penalizar meninos e meninas, rapazes e raparigas, homens e mulheres.