Suplementos alimentares: informação verdadeira ou fake news? Conference Paper uri icon

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  • As redes sociais são muitas vezes o instrumento de eleição para pesquisas científicas, e a temática acerca de suplementos alimentares não é exceção. O presente estudo tem como objetivo geral a exploração de fake news, sobre suplementos alimentares, em redes sociais. Para tal realizou-se um estudo do tipo observacional, transversal e descritivo. Foi efetuada a pesquisa de informação em quatro redes sociais designadas de A, B, C e D através da palavra-chave "suplementos alimentares" e, posteriormente, selecionadas as três publicações mais relevantes de cada rede social. A informação destas publicações foi analisada relativamente à presença de dez parâmetros considerados fundamentais na informação acerca de suplementos alimentares: (a) Nome do produto; (b) Identificação da pessoa que dá a informação; (c) Informação científica acerca do suplemento; (d) Para que está indicado; (e) Identificação do público-alvo; (f) Informações gerais; (g) Como tomar; (h) Interações; (i) Efeitos adversos e (j) Preço. Foi, posteriormente, verificada a veracidade das informações. Verificou-se que a rede social que obteve as melhores classificações na avaliação dos parâmetros foi a rede C, pois obteve as classificações de “Bom”/”Muito Bom”, tendo também demonstrado a melhor percentagem na análise da veracidade da informação (88,16% “Verdadeiro”). Já os piores resultados foram obtidos nas redes sociais D, já que na nuvem de palavras foi a única que teve palavras com conteúdo maioritariamente incorreto e nas percentagens de veracidade das informações analisadas (66,6% “Verdadeiro”) e na rede social A, pois obteve as piores classificações na verificação da presença dos dez parâmetros (“Fraco”/”Insuficiente”/”Suficiente”). Conclui-se que a problemática das fake news nos suplementos alimentares não é tão evidente como se previa, uma vez que os resultados obtidos foram considerados positivos. É, no entanto, importante ser-se crítico com toda a informação obtida.

publication date

  • January 1, 2021