Cooperação universidade-empresa: algumas evidências empíricas
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A cooperação universidade-empresa é frequentemente apontada como uma estratégia viável para a transmissão
do conhecimento da universidade para o tecido empresarial, com o consequente desenvolvimento das regiões e
dos países. Assim, pretende-se com o presente trabalho analisar a cooperação das instituições do ensino superior:
IPB no tecido empresarial. Para alcançar estes objectivos, procede-se a um estudo empírico com base em dados
primários por intermédio de um questionário aplicado a uma amostra aleatória de 123 docentes e de uma
entrevista semi-formal realizada a um ex-aluno do IPB fundador de um spin-off.
Os resultados revelam que as variáveis como o sexo, idade e a escola onde lecciona, influenciam a capacidade de
cooperação dos docentes.
A cooperação universidade-empresa é frequentemente apontada como uma estratégia viável para a transmissão do conhecimento da universidade para o tecido empresarial, com o consequente desenvolvimento das regiões e dos países. Assim, pretende-se com o presente trabalho analisar a cooperação das instituições do ensino superior: IPB no tecido empresarial. Para alcançar estes objectivos, procede-se a um estudo empírico com base em dados primários por intermédio de um questionário aplicado a uma amostra aleatória de 123 docentes e de uma entrevista semi-formal realizada a um ex-aluno do IPB fundador de um spin-off. Os resultados revelam que as variáveis como o sexo, idade e a escola onde lecciona, influenciam a capacidade de cooperação dos docentes.