A inovação formativa no contexto do ensino superior é caracterizada por uma ação intencional que visa melhorar a aprendizagem dos estudantes de forma sustentável. A evolução social e tecnológica exige uma constante adaptação do professor, a quem os estudantes, os empregadores e ele próprio colocam sucessivamente novos desafios.
Este estágio curricular teve como objetivos: (a) adquirir competências no âmbito das metodologias de ensino-aprendizagem ativas no ensino superior; (b) frequentar o curso de “Aprendizagem, com base em processos e cocriação” para professores; (c) planear e gerir o processo de cocriação; (d) facilitar um projeto de cocriação e (e) produzir cientificamente, através da realização de uma revisão sistemática da literatura, acerca das metodologias ativas no ensino-aprendizagem no ensino superior.
Estágio curricular onde foram desenvolvidas atividades no âmbito do ensino/aprendizagem em ciências de saúde, recorrendo a metodologias ativas no ensino superior pela participação na formação “Aprendizagem, com base em processos e cocriação” do projeto demola, facilitação de um projeto cocriativo, gestão do processo de cocriação e produção científica de um artigo de revisão sistemática da literatura.
Durante o estágio foram cumpridas com sucesso atividades que foram de encontro com os objetivos delimitados tais como o desenho/facilitação de processos de cocriação; o conhecimento/aplicação de ferramentas de cocriação; a frequência/conclusão com aproveitamento do curso de “Aprendizagem, com base em processos e cocriação”; a participação no planeamento e gestão da Unidade Extracurricular Projeto Demola; a co facilitação do projeto de cocriação “Sustainable Smile”; e a redação/apresentação/publicação de um artigo de revisão de literatura.
Os alunos são o futuro e devem ser o centro do processo de aprendizagem, e por isso, as metodologias ativas no ensino/aprendizagem superior devem ser usadas como ferramentas fundamentais de ensino.
Formative innovation in the context of higher education is characterized by an intentional action aimed at sustainably improving students’ learning. Social and technological evolution requires a constant adaptation of the teacher, to whom students, employers, and himself successively pose new challenges.
This curricular internship had as objectives: (a) to acquire competencies within the framework of teaching-learning methodologies active in higher education; (b) participate in the course "Process-based Learning and Co-Creation" for teachers; (c) plan and manage the co-creation process; (d) Facilitate a co-creation project and (e) produce scientifically, through a systematic review of the literature, about the methodologies active in teaching-learning in higher education.
Curricular internship where activities were carried out in the scope of teaching/learning in health sciences, through active methodologies in higher education, by participation in the training "Learning, based on processes and co-creation" of the demola project, facilitation of a co-creative project, management of the co-creation process and scientific production of a systematic literature review article.
During the internship, activities were successfully carried out that met the defined objectives, such as the design/facilitation of co-creation processes; the knowledge/application of co-creation tools; attendance/successful completion of the “Learning, based on processes and co-creation” course; participation in the planning and management of the Extracurricular Unit Projeto Demola; co-facilitation of the “Sustainable Smile” co-creation project; and the writing/presentation/publication of a literature review article.
Students are the future and should be the center of the learning process, therefore, active methodologies in higher education/learning should be used as fundamental teaching tools.