A ação socioeducativa no âmbito dos cuidados gerontológicos profissionais Conference Paper uri icon

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  • Esta comunicação enquadrar-se-ia em várias linhas temáticas deste encontro. Isto deve-se ao caráter altamente interdisciplinar das questões relacionados com os idosos e com o envelhecimento. Todavia, pensamos que se enquadra melhor no subtema: “La acción socioeducativa en el ámbito de la salud”. Temos como objetivo discutir o processo de prestação de cuidados gerontológicos profissionais e a forma como estes cuidados se constituem como intervenções socioeducativas. Verificamos que o processo de prestação de cuidados gerontológicos profissionais a idosos configura uma verdadeira ação socioeducativa. O cuidado é co construído na interação cuidador/pessoa cuidada, exige a invocação e mobilização de diferentes áreas do conhecimento científico e do conhecimento empírico. Paralelamente, essa interação é referenciada por princípios fundamentais da gerontologia, traduz-se na execução de competências práticas profissionais específicas as quais estão imbuídas de atitudes e aptidões que configuram situações de saber-ser, saber-estar e de saber-fazer, que são referenciais construtores de uma identidade e de uma cultura profissional. A importância do tema é resultado do processo de envelhecimento populacional verificado nas sociedades ocidentais e muito particularmente na sociedade europeia. Na atualidade a proporção de idosos atinge valores próximos dos 20% em muitos países da EU, incluindo Portugal, sendo igualmente previsível que esses valores se aproximem dos 30% no ano 2050 (Giannakouris, 2008). Esta problemática tem, entre outros, contornos políticos, económicos, culturais, psicossociais, médicos e humanos. Sendo igualmente certo que das culturas que valorizam e respeitam os idosos pela sua sabedoria, às culturas e ritmos de vida ocidentais que reservam aos idosos o estatuto de improdutivos e de inúteis, todas elas enfrentam a necessidade de cuidar dos seus idosos.

publication date

  • January 1, 2013