Adultos idosos e redes sociais: que motivação? Que aprendizagem? Conference Paper uri icon

abstract

  • As redes sociais já não são novidade para a maioria das pessoas. Crianças, jovens, adultos e idosos aderem, cada vez mais, a esta forma de comunicação, interação, publicação e partilha online. As redes sociais implementaram-se de tal forma na sociedade que uma grande parte da população adulta idosa, mesmo não tendo um perfil nestas redes, tem conhecimento da sua existência e manifesta curiosidade em aprender a usá-las. Neste sentido, formulamos as seguintes questões: qual a motivação dos adultos idosos para a utilização de redes sociais? Como pode a aprendizagem intergeracional contribuir para o uso efetivo das TIC pelos adultos idosos? Qual o papel das redes sociais e da partilha intergeracional para fomentar a aprendizagem ao longo da vida? Neste comunicação apresentamos um grupo de adultos idosos que aumentaram o seu interesse pela aprendizagem das TIC e ao longo da vida, através da utilização de redes sociais.
  • Social networks are no longer new to most people. Children, youth, adults and seniors increasingly join this form of communication, interaction, publishing and online sharing. Social networks are so implemented in society that a large proportion of older adult population, while not having a profile on these networks, are aware of its existence and express curiosity in learning how to use them. In this sense, we formulated the following questions: what is the motivation of older adults to use social networking? How can intergenerational learning contribute to the effective use of ICT by older adults? What is the role of social networking and intergenerational sharing to promote lifelong learning? In this communication we present a group of older adults who increased their interest in learning ICT and lifelong learning through the use of social networks.

publication date

  • January 1, 2013