Define-se Via Verde como uma estratégia organizada para a abordagem de situações clínicas complexas. A Via Verde do AVC entrou pela primeira vez em funcionamento no nosso país na Região Norte em Novembro de 2005 e veio contribuir para a identificação e tratamento mais eficaz em um período de tempo curto.
O factor tempo, entre o início de sintomas e o diagnóstico/tratamento é importante para a redução da mortalidade e morbilidade das populações.
O aumento do internamento hospitalar através das VV de AVC é uma das metas consideradas prioritárias para as Doenças Cardiovasculares no Plano Nacional de Saúde.
A importância da identificação precoce dos sintomas é fundamental para a abordagem, encaminhamento e tratamento do doente com AVC, nas fases pré, intra e inter-hospitalar.
O sucesso de todo o percurso desde os sintomas até ao tratamento, depende não só do accionar do sistema de emergência do 112, como também o diagnóstico ou suspeita, feita na fase pré-hospitalar e no encaminhamento para os hospitais. Desta forma será feita o diagnóstico de AVC isquemico.
Todo este processo, deve ser feito de uma forma rápida e adequada, contribuindo para aumentar a acessibilidade dos doentes à “trombólise” diminuição do tempo de internamento, diminuição dos custos hospitalares e reduzir a mortalidade e morbilidade das populações.