Emoções em contexto organizacional
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
No decurso dos estudos sobre comportamento organizacional tem sido evidenciado o importante papel das emoções e dos afetos na vida do indivíduo, ao facilitar ou dificultar o desenvolvimento do clima de bem-estar no trabalho e, consequentemente, atuar na promoção da saúde do trabalhador e no clima organizacional.
A Psicologia Organizacional estuda os fenómenos psicológicos presentes nas organizações, mais especificamente as questões organizacionais ligadas à gestão dos recursos do capital humano.
Evidenciar o papel das emoções em contexto organizacional.
Trata-se duma revisão da literatura. Utilizámos como descritores: emoções; clima organizacional; satisfação profissional; motivação; liderança; presentismo; stress ocupacional; engagement; coaching.
Evidenciamos as quatro competências da inteligência emocional que o mercado de trabalho valoriza, na perspetiva do economista Paul Wiseman. Comunicação clara e eficiente, isto requer uma forte empatia cognitiva, uma capacidade para compreender como a outra pessoa pensa. Uma boa capacidade para ouvir é também importante. Adaptar-se bem à mudança, flexibilidade é sinónimo de uma boa autogestão, de boas interações com uma grande variedade de pessoas. Isto pode incluir clientes e colegas de trabalho de grupos ou culturas diferentes. Pensar com clareza e resolver problemas sob pressão.
Ao longo do último século, as mudanças no trabalho e no contexto organizacional tornaram-se constantes. Este cenário promoveu o emergir de novas ferramentas de gestão. De entre as quais o coaching organizacional. Esta ferramenta constitui uma estratégia de trabalhar com pessoas e dotá-las de mais competências e torna-las mais auto realizadas.
Uma combinação de autoconsciência, de foco e de recuperação rápida do stress traduz-se num cérebro em ótimo estado para qualquer competência cognitiva necessária.
O equilíbrio entre cognição e emoção tornam-se vitais num contexto organizacional. O processamento da informação, as expectativas, a tomada de decisão, o pensamento, a resolução de problemas, irão ditar um valioso contributo para que o contexto organizacional se torne produtivo, promotor de baixos níveis de stress e num ambiente de satisfação pessoal.