Educação menstrual e saúde de jovens portuguesas - fatores associados à prática da educação física
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Visão geral
resumo
Thomas, Gallagher e Thomas (2001) consideram que as mudanças de
competência motora dependem essencialmente de três ordens de fatores: biológicos (p.e.
genética, crescimento, puberdade), de envolvimento (p.e. oportunidades, encorajamento) e sua
interação (p.e. práticas vivenciadas nas diferentes fases de desenvolvimento). Por outro lado,
mais recentemente a Organização Mundial da Saúde (WHO, 2018) referia que os programas de
atividade física e desportiva nas escolas, onde se inclui a Educação Física (EF) devem ajudar a
desenvolver as capacidades físicas, a aumentar o prazer geral pela atividade física, contrariando
o sedentarismo. Para esta organização, ao lado da criação de hábitos de vida positivos, a prática
de higiene dos alunos são alguns pontos a reforçar na escola. Contudo, nas escolas em Portugal,
as meninas, que adquirem a sua menarca habitualmente a partir dos seus 12/13 anos, defrontamse
com fatores de ordem biológica e emocional que, comparativamente com os seus colegas
rapazes, criam uma desigualdade de oportunidade para a prática ao exercício físico.