Acendalhas ecológicas: cadernos ponteados: práticas educativas para a sustentabilidade
Conference Paper
Overview
Research
View All
Overview
abstract
O desenvolvimento sustentável tem sido colocado como um desafio a diferentes níveis. Sendo um conceito sistémico que integra diferentes variáveis é presentemente um dos parâmetros basilares no desenvolvimento social, económico, energético entre outros. Os diferentes impactos produzidos pela ação humana exigem uma contínua reflexão no sentido de inverter práticas e consciências. A compreensão das causas dos problemas do desenvolvimento sustentável e das desigualdades locais e globais que resultam dos diferentes desequilíbrios devem, em contexto de formação, autopropor-se como âmbitos de investigação e práticas continuas que se reflitam posteriormente na competência dos futuros profissionais. Com estes princípios foram redigidas duas propostas de trabalho para as Unidades Curriculares de Ciências e Tecnologias dos Materiais da Licenciatura de Arte e Design e Equipamentos Tecnologias e Materiais do Curso Técnico Superior Profissional de Ilustração e Arte Gráfica da Escola Superior de Educação de Bragança. Ambas as propostas apelam à ideia de defesa ambiental, de sustentabilidade e de desenvolvimento local. Materializaram-se, concebendo e produzindo projetos sustentáveis para a produção artesanal e industrial de acendalhas usando desperdícios vegetais e para produção de cadernos usando desperdícios de papel. O desenvolvimento processual baseou-se na metodologia de resolução de problemas. Ainda em fase experimental os projetos revelaram-se importantes para os formandos e antecipa-se a sua continuidade no sentido de desenvolver e aperfeiçoar novas competências neste domínio bem como testar a sua viabilidade económica e de agregação de valor social, cultural e artístico.
Embora