Valores e contravalores na utilização da Internet por estudantes do ensino superior
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A Internet tornou-se um modo de estar e de viver em sociedade. Numa época em que muitos
dos valores condicionam o modo de estar, de evoluir e das pessoas e as organizações se
relacionarem, como investigadores e professores do ensino superior, questionámo-nos sobre
os valores e os contravalores que os estudantes do ensino superior percecionam quando
utilizam a internet no seu dia a dia. Neste sentido, foi desenvolvido um estudo numa instituição
portuguesa de ensino superior público que teve como principais objetivos: avaliar a promoção
de valores pela Internet, nomeadamente os valores amizade, cooperação, criatividade,
honestidade, igualdade, liberdade, respeito, responsabilidade e solidariedade; avaliar a atenção
dada aos valores pelos estudantes quando comunicam com colegas, amigos e familiares
através da Internet; avaliar a perceção de promoção de contravalores na Internet; avaliar a
atenção dada aos contravalores na comunicação dos estudantes, através da internet, com
colegas, amigos e familiares. O estudo é de natureza essencialmente quantitativa. O principal
instrumento de recolha de dados foi o questionário. Os dados utilizados nesta investigação
foram obtidos no ano letivo de 2016/2017, com uma amostra de 606 estudantes do ensino
superior. Das perceções dos estudantes sobre a promoção na Internet dos valores amizade,
cooperação, criatividade, honestidade, igualdade, liberdade, respeito, responsabilidade
e solidariedade, verificou-se que a maioria dos estudantes considera que o uso da Internet
promove frequentemente os valores referidos. Os estudantes privilegiam mais a promoção de
valores quando comunicam através da Internet com os amigos ou familiares do que quando
comunicam com os colegas. A maioria dos sujeitos considera que a comunicação através da
Internet promove frequentemente os contravalores desigualdade, desonestidade, egoísmo,
falta de respeito, insegurança, irresponsabilidade, manipulação, opressão e violência. No
entanto, a maioria dos sujeitos tem a perceção que estes contravalores raramente são
promovidos na comunicação com os colegas, com os amigos e com os familiares. A perceção
de contravalores é mais elevada na comunicação com os colegas do que com os amigos, e
também é mais elevada na comunicação com os amigos do que com os familiares.
A internet tornou-se um modo de estar e de viver em sociedade. Pode-se assumir que
constitui um meio de relacionamento entre as pessoas, independentemente do país, da
situação social ou de qualquer outra restrição que durante séculos condicionaram a forma
de estar das pessoas e das organizações se relacionarem. Assim, numa época em que muitos
dos valores condicionam a forma de estar e de evoluir das pessoas e das organizações, como
investigadores e professores do ensino superior, questionámo-nos sobre os valores e os
contravalores que os estudantes do ensino superior percecionam quando utilizam a internet
no seu dia a dia. Neste sentido, foi desenvolvido um estudo numa instituição portuguesa de
ensino superior público que teve como principais objetivos: avaliar a promoção de valores
pela Internet, nomeadamente os valores amizade, cooperação, criatividade, honestidade,
igualdade, liberdade, respeito, responsabilidade e solidariedade; avaliar a atenção dada
aos valores pelos estudantes quando comunicam com colegas, amigos e familiares através
da Internet; avaliar a perceção de contravalores na Internet; avaliar a atenção dada aos
contravalores na comunicação dos estudantes através da internet com colegas, amigos
e familiares. O estudo é de natureza mista, com características de investigação qualitativa
e de investigação quantitativa. Os principais instrumentos de recolha de dados foram o
questionário e a entrevista, com o tratamento de dados a partir de uma abordagem descritiva
e interpretativa. Os resultados desta investigação foram obtidos a partir de dados obtidos
no ano letivo de 2016/2017. Das perceções dos estudantes sobre a promoção, na Internet,
dos valores amizade, cooperação, criatividade, honestidade, igualdade, liberdade, respeito,
responsabilidade e solidariedade, verificou-se que a maioria dos estudantes considera que o
uso da Internet promove muitas vezes os valores referidos. Os estudantes privilegiam mais os
valores quando comunicam através da Internet com os amigos ou familiares do que quando
comunicam com os colegas. A perceção de contravalores é mais elevada na comunicação
com os colegas do que com os amigos e também é mais elevada na comunicação com os
amigos do que com os familiares