Valores e contravalores na utilização da Internet por estudantes do ensino superior Conference Paper uri icon

abstract

  • A Internet tornou-se um modo de estar e de viver em sociedade. Numa época em que muitos dos valores condicionam o modo de estar, de evoluir e das pessoas e as organizações se relacionarem, como investigadores e professores do ensino superior, questionámo-nos sobre os valores e os contravalores que os estudantes do ensino superior percecionam quando utilizam a internet no seu dia a dia. Neste sentido, foi desenvolvido um estudo numa instituição portuguesa de ensino superior público que teve como principais objetivos: avaliar a promoção de valores pela Internet, nomeadamente os valores amizade, cooperação, criatividade, honestidade, igualdade, liberdade, respeito, responsabilidade e solidariedade; avaliar a atenção dada aos valores pelos estudantes quando comunicam com colegas, amigos e familiares através da Internet; avaliar a perceção de promoção de contravalores na Internet; avaliar a atenção dada aos contravalores na comunicação dos estudantes, através da internet, com colegas, amigos e familiares. O estudo é de natureza essencialmente quantitativa. O principal instrumento de recolha de dados foi o questionário. Os dados utilizados nesta investigação foram obtidos no ano letivo de 2016/2017, com uma amostra de 606 estudantes do ensino superior. Das perceções dos estudantes sobre a promoção na Internet dos valores amizade, cooperação, criatividade, honestidade, igualdade, liberdade, respeito, responsabilidade e solidariedade, verificou-se que a maioria dos estudantes considera que o uso da Internet promove frequentemente os valores referidos. Os estudantes privilegiam mais a promoção de valores quando comunicam através da Internet com os amigos ou familiares do que quando comunicam com os colegas. A maioria dos sujeitos considera que a comunicação através da Internet promove frequentemente os contravalores desigualdade, desonestidade, egoísmo, falta de respeito, insegurança, irresponsabilidade, manipulação, opressão e violência. No entanto, a maioria dos sujeitos tem a perceção que estes contravalores raramente são promovidos na comunicação com os colegas, com os amigos e com os familiares. A perceção de contravalores é mais elevada na comunicação com os colegas do que com os amigos, e também é mais elevada na comunicação com os amigos do que com os familiares.
  • A internet tornou-se um modo de estar e de viver em sociedade. Pode-se assumir que constitui um meio de relacionamento entre as pessoas, independentemente do país, da situação social ou de qualquer outra restrição que durante séculos condicionaram a forma de estar das pessoas e das organizações se relacionarem. Assim, numa época em que muitos dos valores condicionam a forma de estar e de evoluir das pessoas e das organizações, como investigadores e professores do ensino superior, questionámo-nos sobre os valores e os contravalores que os estudantes do ensino superior percecionam quando utilizam a internet no seu dia a dia. Neste sentido, foi desenvolvido um estudo numa instituição portuguesa de ensino superior público que teve como principais objetivos: avaliar a promoção de valores pela Internet, nomeadamente os valores amizade, cooperação, criatividade, honestidade, igualdade, liberdade, respeito, responsabilidade e solidariedade; avaliar a atenção dada aos valores pelos estudantes quando comunicam com colegas, amigos e familiares através da Internet; avaliar a perceção de contravalores na Internet; avaliar a atenção dada aos contravalores na comunicação dos estudantes através da internet com colegas, amigos e familiares. O estudo é de natureza mista, com características de investigação qualitativa e de investigação quantitativa. Os principais instrumentos de recolha de dados foram o questionário e a entrevista, com o tratamento de dados a partir de uma abordagem descritiva e interpretativa. Os resultados desta investigação foram obtidos a partir de dados obtidos no ano letivo de 2016/2017. Das perceções dos estudantes sobre a promoção, na Internet, dos valores amizade, cooperação, criatividade, honestidade, igualdade, liberdade, respeito, responsabilidade e solidariedade, verificou-se que a maioria dos estudantes considera que o uso da Internet promove muitas vezes os valores referidos. Os estudantes privilegiam mais os valores quando comunicam através da Internet com os amigos ou familiares do que quando comunicam com os colegas. A perceção de contravalores é mais elevada na comunicação com os colegas do que com os amigos e também é mais elevada na comunicação com os amigos do que com os familiares

publication date

  • January 1, 2019