Atitudes dos jovens alunos face a si próprios e ao ambiente: um projeto de investigação
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Enquadramento Conceptual: O estudo das atitudes face ao ambiente tem vindo a ganhar notoriedade nos últimos anos, à medida que os problemas ambientais se agravam. Contudo, os estudos empíricos referem a necessidade de aprofundamento das investigações. Entender a imagem que os jovens têm de si próprios poderá contribuir para a melhoria do ensino e da educação ambiental. O projeto de tese de doutoramento que nos encontramos a realizar visa encontrar respostas para o seguinte Problema de investigação: Como se caracterizam as atitudes dos jovens alunos face a si próprios (autoconceito) (AFSP) e face ao ambiente (AFA), como se relacionam entre si estas variáveis e quais os seus fatores? Objetivos: (a) Descrever as AFSP e as AFA; (b) Identificar a existência e a natureza das relações entre o autoconceito e as AFA; (c) Identificar as variáveis independentes que predizem os resultados da variável dependente. Metodologia: Quantitativa, com utilização do SPSS e realização de análises correlacionais e diferenciais. A amostra será constituída por cerca de 1200 estudantes, de ambos os sexos, do 7.º, 9.º e 11.º ano de escolaridade, metade do interior (Bragança) e metade do litoral (Caldas da Rainha). Os dados serão recolhidos através de um inquérito que inclui os instrumentos: “Environmental Attitude Inventory” (EAI-24), de Milfont e Duckitt (2010), Escala de Atitudes dos Jovens Face ao Ambiente, de Martins e Veiga (2001), e Escala “Autoconcepto Forma 5” (AF5), de García e Musitu (2014). Resultados: Espera-se que os resultados permitam proceder à caracterização das atitudes analisadas e encontrar relações consistentes entre o autoconceito e as AFA, assim como obter informação que permita entender os fatores de que dependem.
Enquadramento Conceptual: O estudo das atitudes face ao ambiente tem vindo a ganhar notoriedade nos últimos anos, à medida que os problemas ambientais se agravam. Contudo, os estudos empíricos referem a necessidade de aprofundamento das investigações. Entender a imagem que os jovens têm de si próprios poderá contribuir para a melhoria do ensino e da educação ambiental. O projeto de tese de doutoramento que nos encontramos a realizar visa encontrar respostas para o seguinte Problema de investigação: Como se caracterizam as atitudes dos jovens alunos face a si próprios (autoconceito) (AFSP) e face ao ambiente (AFA), como se relacionam entre si estas variáveis e quais os seus fatores? Objetivos: (a) Descrever as AFSP e as AFA; (b) Identificar a existência e a natureza das relações entre o autoconceito e as AFA; (c) Identificar as variáveis independentes que predizem os resultados da variável dependente. Metodologia: Quantitativa, com utilização do SPSS e realização de análises correlacionais e diferenciais. A amostra será constituída por cerca de 1200 estudantes, de ambos os sexos, do 7.º, 9.º e 11.º ano de escolaridade, metade do interior (Bragança) e metade do litoral (Caldas da Rainha). Os dados serão recolhidos através de um inquérito que inclui os instrumentos: “Environmental Attitude Inventory” (EAI24), de Milfont e Duckitt (2010), Escala de Atitudes dos Jovens Face ao Ambiente, de Martins e Veiga (2001), e Escala “Autoconcepto Forma 5” (AF5), de García e Musitu (2014). Resultados: Espera-se que os resultados permitam proceder à caracterização das atitudes analisadas e encontrar relações consistentes entre o autoconceito e as AFA, assim como obter informação que permita entender os fatores de que dependem.