A Gestão de Resultados em Instituições Públicas: O Caso dos Hospitais EPE Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O estudo em apreço versa sobre a temática da gestão de resultados e pretende identificar os incentivos que motivam os gestores públicos dos Hospitais Entidades Públicas Empresariais a incorrer em práticas discricionárias que condicionam os resultados contabilísticos dessas instituições públicas. A metodologia utilizada recorre ao modelo de Jones (1991) para estimar os accruals discricionários para uma amostra de 20 Hospitais no período de tempo compreendido entre 2005 e 2008. As principais evidências empíricas encontram suporte na literatura e revelam que a gestão dos resultados ocorrem nos Hospitais, no sentido de os gestores irem ao encontro às expetativas da entidade reguladora, aplicando práticas contabilísticas discricionárias que favoreçam o atingir de resultados esperados de acordo com o contrato - programa previamente definido.
  • O estudo em apreço versa sobre a temática da gestão de resultados e pretende identificar os incentivos que motivam os gestores públicos dos Hospitais Entidades Públicas Empresariais a incorrer em práticas discricionárias que condicionam os resultados contabilísticos dessas instituições públicas. A metodologia utilizada recorre ao modelo de Jones (1991) para estimar os accruals discricionários para uma amostra de 20 Hospitais no período de tempo compreendido entre 2005 e 2008. As principais evidências empíricas encontram suporte na literatura e revelam que a gestão dos resultados ocorrem nos Hospitais, no sentido de os gestores irem ao encontro das expetativas da entidade reguladora, aplicando práticas contabilísticas discricionárias que favoreçam o atingir de resultados esperados de acordo com o contrato-programa previamente definido.

data de publicação

  • janeiro 1, 2015