O objetivo deste estudo é analisar as contribuições do hackathon como um instrumento para a inovação em redes colaborativas.
Metodologia: Foi realizada uma bibliometria nas bases Scopus e Web of Science por meio dos pacotes bibliometrix e do Software R studio. Foram utilizadas técnicas de análise de publicações descrevendo o ano e o agrupamento de origem (pela lei de Bradford),
análise de autoria pela relevância dos autores e a produtividade dos mesmos (pela lei de Lotka), contribuições científicas por país e colaboração entre países, citações de documentos com a nuvem de palavras, além de uma descrição temática do universo de hackathons.
Resultados: Foi verificado um aumento exponencial das publicações científicas sobre hackathon a partir de 2019. Os estudos sobre
hackathon abordam e conectam o tema principalmente com inovação, colaboração, dados abertos, educação e COVID-19 – inclusive, o aumento de estudos sobre hackathon ocorreu durante o período de pandemia.
Limitações: O estudo foi delimitado em duas bases de dados (Scopus e Web of Science), e no idioma inglês. A ampliação para outras bases e idiomas pode produzir resultados diferentes do exposto, e representa uma limitação deste estudo.
Originalidade: As análises realizadas neste estudo possibilitaram a estruturação da literatura científica sobre hackathon.