O estudo do clima à escala urbana e a sua relação com o planeamento urbano – o caso da cidade de Bragança Conference Paper uri icon

abstract

  • As alterações do contexto urbano levam frequentemente ao incremento da temperatura acentuando diferenças entre as areas urbanas e o meio rural envolvente resultando no denominado Efeito de Ilha de Calor Urbano (EICU). A instalação de uma rede de monitorização da temperatura do ar na area urbana e na envolvente rural da cidade de Bragança permitiu através da analise das diferenças de temperatura entre estes dois contextos territoriais demonstrar a existência de um EICU. Verificou-se que o EICU e mais intenso no verão antes do nascer do Sol. Foi ainda observada a ocorrência do efeito de Ilha de Frio no período da manha. Temperaturas mais altas foram registadas onde ocorre a maior intensidade do EICU e as mais baixas em pontos altos ou influenciados pela drenagem de ar frio na envolvente do rio Fervença. No âmbito deste estudo foram ainda sugeridas medidas mitigadoras do EICU preservando ou integrando espaços verdes.
  • Project BIOURB — Diversidad Bioconstructiva Transfronteriza, Edificación Bioclimática y su adaptación a la Arquitectura y Urbanismo Moderno. Financiado pelo FEDER, no âmbito de um projeto POCTEP 2011–2013.

publication date

  • January 1, 2018