Impacto do Processo de Planeamento Estratégico na Eficácia Organizacional do Ensino Superior Agrário Português Conference Paper uri icon

abstract

  • O estudo do impacto do processo de planeamento estratégico na eficácia organizacional das instituições portuguesas com ensino superior agrário é o tema central desta comunicação. Para a realização do estudo foi enviado um inquérito por correio electrónico a todos os gestores de topo. O inquérito permitiu recolher informação acerca da forma como se processa o planeamento estratégico e acerca dos indicadores que permitem avaliar os três domínios de eficácia organizacional. A regressão logística binária (modelo logit) revelou a existência de uma relação de causa e efeito entre algumas das variáveis independentes (fases do processo de planeamento estratégico) e a variável dependente (eficácia organizacional). Trata-se da definição de objectivos; da análise externa; do padrão de referência subjacente à selecção das alternativas estratégicas; e, do processo de orçamentação. Apesar de explicar a eficácia organizacional numa percentagem elevada (60,4%), este modelo surge amputado face ao modelo teórico proposto. Este facto é denunciador da falta de planeamento estratégico nas instituições portuguesas com ensino superior agrário.
  • The study of the strategic planning impact in the organizational effectiveness of the Portuguese institutions with agriculture higher education is the central theme of this paper. It was developed a questionnaire that was sent by e-mail to all top managers. The questionnaire contained questions about the strategic planning process and organizational effectiveness domains. The logistic binary regression (logit model) revealed the existence of a cause and effect relation between some of the independent variables (strategic planning phases) and the dependent variable (organizational effectiveness). They are the objectives definition; the external analysis; the reference pattern underlying strategic alternatives selection; and, the budgeting process. The estimated model explains organizational effectiveness in a high percentage (60,4%) but, when compared with the theoretical model proposed, the model is reduced. This fact shows the lack of strategic planning in the Portuguese institutions with agriculture higher education.

publication date

  • January 1, 2007