A importância da oralidade no ensino do Português Conference Paper uri icon

abstract

  • Com sustentação teórica na Linguística de Corpus, este artigo tem como objetivo apresentar uma possibilidade de intervenção didática para o estudo do vocabulário de um romance de leitura integral obrigatória na disciplina de Português no 12.º ano de escolaridade, “O Ano da morte de Ricardo Reis”, de José Saramago. Deste modo, utilizamos o programa Nooj, disponível on-line em www.nooj-association.org, que nos fornece uma lista dos tokens mais frequentes, a partir da qual identificamos as palavras-tema da obra, tendo em vista a delimitação de campos temáticos na obra “O Ano da morte de Ricardo Reis”. A análise lexicométrica do romance “O Ano da morte de Ricardo Reis”, de José Saramago, constitui uma possibilidade de operacionalização didática, que apresenta o programa computacional Nooj como um recurso didático possível, dado que faculta o conhecimento cabal da tessitura lexical da obra, permitindo aos alunos o desenvolvimento da sua competência lexical, através de práticas pedagógicas de análise textual que rentabilizam as potencialidades das novas tecnologias e convocam a participação ativa de alunos e professores, tendo em vista a aprendizagem efetiva e consolidada da língua portuguesa.
  • Esse estudo pretende reconhecer e analisar o perfil do estudante do curso de Administração de uma Universidade pública localizada no Estado do Ceará- Brasil e o desenvolvimento das suas inteligências múltiplas, principalmente as interpessoal e intrapessoal, no decorrer do tempo. Trata-se da confrontação dos resultados desse mesmo estudo (parte da tese da autora) realizado no início do ano de 2015, sendo portanto, um estudo quantitativo, de campo, longitudinal, com amostras pareadas de 30% da quantidade da turma que iniciou em janeiro daquele ano. No que concerne ao tratamento e análise dos dados recolhidos foram privilegiados procedimentos estatísticos através da utilização do software estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Science), utilizando também os dados da pesquisa anterior e fazendo um estudo comparativo antes-depois ou seja, amostras pareadas. A reaplicação da pesquisa permitiu verificar o crescimento e desenvolvimento das inteligências dos alunos no decorrer do curso e, paralelamente, consolidou a atuação da universidade como locus do saber, mantendo-se sempre que considerar a necessidade de melhoria contínua e da busca de novos métodos de aprendizagem.
  • Na educação, atualmente, existem várias metodologias sistematizadas para promover a aprendizagem ativa que estão se consagrando nos meios acadêmicos, principalmente nas ciências aplicadas. Dentre elas está o Método de Simulação, que consiste em explorar técnicas, habilidades e alguns aspectos comportamentais do aluno, utilizando a sala de aula como um modelo de representação de um ambiente empresarial. Esse estudo pretende apresentar a importância da prática da aprendizagem Simulação como um recurso complementar em disciplinas que, a rigor, seriam tratadas como unidades curriculares somente teóricas, criando valor agregado pelo esforço mental e criativo tanto do aluno como do professor. Estudo de natureza qualitativa com abordagem vivencial onde apresentamos relatos de aprendizagem sem a pretensão de gerar conclusões sobre a temática. Devemos mencionar alguns de seus benefícios como: a intensa participação e interesse dos alunos como agentes do processo de aprendizagem e descoberta, tendo, naquele momento experimentado sucessos e fracassos em virtude do desenvolvimento do exercício da tomada de decisão, a ativação de fatores motivacionais nos alunos, a possibilidade de perceberem e usarem seus aspectos comportamentais de liderança e de desenvolvimento de equipes, a percepção da ambiência do experimento, além do uso eficiente dos escassos recursos físicos, materiais, tecnológicos e do tempo.
  • Os Cursos Online Abertos e Massivos (Massive Open Online Courses) correspondem, hoje em dia, a uma das mais recentes oportunidades para os professores investirem na sua formação contínua, normalmente em modalidade informal, com o objetivo de melhorar ou atualizar conhecimentos e habilidades nas suas áreas científicas, mas também como um complemento ao seu posto de trabalho enquanto professores ou formadores. Nesta perspetiva, eles próprios podem ser os profissionais deeducação que contribuem para melhorar a qualidade e a disponibilidade de cursos deste tipo em língua portuguesa. Para tal, foi revisitado um plano de um curso de formação a distância, já anteriormente organizado na modalidade de oficina de formação online, desenvolvida uma versão atualizada do mesmo, bem como do correspondente “MOOC sobre MOOCs e outras tecnologias educativas” que suportaria parte desta nova formação contínua de professores. Inscreveram-se 69 formandos, tendo sido constituídas três turmas de 20 elementos cada para frequentarem de forma síncrona as 25 horas da oficina de formação. Avaliada a sua participação, podemos concluir dois aspetos principais: a participação numa oficina de formação deste tipo exige automotivação e imbricação por parte dos formandos, o que explica a desistência de 26 formandos ao longo da oficina de formação. Dos 34 formandos que concluíram esta oficina, os aspetos que se destacaram foram as dificuldades em conciliar a formação com o trabalho laboral, apesar de todos sem exceção enfatizarem as potencialidades desta modalidade de formação e dos resultados que a mesma poderá vir a proporcionar num futuro próximo.
  • Por tradição, no contexto de ensino-aprendizagem da língua materna, verifica-se uma valorização do texto escrito, em detrimento do texto oral, indo de encontro à primazia do oral, que caracteriza as línguas naturais. Contrariando esta tendência, os Programas e metas curriculares de Português do Ensino Básico valorizam a oralidade, preconizando o oral como objeto de aprendizagem e um fim em si mesmo. A competência da oralidade constitui um fator determinante na promoção social dos indivíduos. Por conseguinte, perante o panorama de desafios atuais e futuros, na aula de Português do Ensino Básico, o professor deve pugnar pela produção de textos orais na norma-padrão do Português Europeu e estimular o espírito de rigor e de excelência, projetando o perfil de um falante autónomo, com a capacidade de utilizar a língua em todas as suas dimensões, em níveis de complexidade crescente e em conformidade com categorias e géneros específicos.
  • The European Commission favours the implementation and use of digital content and specially Open Educational Resources (OER) made accessible in higher education. Most of the lecturers have neither the skills nor the time to supply the teaching materials as digital content or OER. Therefore, Advanced Use of Learning Technologies in Higher Education (AduLeT) is a project that has been set up within the European Union Erasmus+programme support, involving seven partners working together from November 2016 to August 2019. This project will provide lecturers with a community to share user experiences that integrate selected teaching methods with technologies and learning objects to solve an educational problem. AduLeT project brings in a Community of Practice (CoP) for lecturers with suitable teaching methods for technology enhanced learning (TEL). One specific requirement is the visualization of a set of category of tools matching with methods, like a matrix of methods and tools that can easily help teachers choosing from them. The lecturer can also find guidelines in the CoP for the effective use of TEL tools according to themethodology he/she plans to use in the learning process.The CoP will also make it possible to get in touch with other lecturers and to share experiences about teaching with TEL tools. In this contribution we will present the main requisites and functionalities implemented to provide the CoP, based on two workshops with the lecturers of the partner countries. We believe that this project could be an excellent support to the teacher, because it will present good practices for the use of appropriate educational technologies, properly conformed with teaching methods applicable to the resolution of problems, difficulties and requisites of common teaching.

publication date

  • January 1, 2018