Efeito da aplicação de calcário nas propriedades do solo e nutrição mineral da cultura do lúpulo
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Os autores agradecem à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, Portugal)
e ao FEDER no âmbito do programa PT2020 pelo apoio financeiro ao CIMO
(UID/AGR/00690/2019) e bolsa de doutoramento de Sandra Afonso (BD/116593/2016).
Tendo em conta que para o cultivo de lúpulo será adequado um solo ligeiramente ácido com o pH entre 6,0 a 6,7 e que os solos na região transmontana são por norma mais ácidos que o referido, a correção da acidez terá potencial para modificar as propriedades físicas, químicas, biológicas do solo e o balanço de nutrientes na planta, contribuindo para a produtividade e a qualidade do lúpulo.
Pretendeu-se com este trabalho avaliar o efeito da correção da acidez no estado nutricional das plantas de lúpulo e em algumas propriedades do solo. O ensaio decorreu em uma exploração localizada em Pinela, concelho de Bragança, em dois campos (campo A e campo B). Amostras de plantas e solos foram recolhidos em talhões sujeitos à aplicação de calcário e talhões não sujeitos à aplicação de calcário. Os solos foram colhidos em duas profundidades (0-10 e 10-20 cm) em data posterior à data de colheita das plantas. O estado nutricional das plantas e produtividade avaliou-se através de análise de tecidos vegetais (análise química elementar) e avaliação da biomassa (peso total das lianas e cones). Nos solos avaliaram-se os valores de pH (H2O e KCl) registados para os tratamentos com calcário e sem calcário. A análise química elementar aos cones, relativa ao primeiro ano de ensaio, aponta a existência de diferenças significativas entre tratamentos e campos, designadamente para os teores em Cu, N, B no Campo A e K, Mg, Mn no Campo B. As concentrações dos elementos nos cones são superiores para o tratamento com calcário exceto para o Mn, que é superior no tratamento sem calcário.
Os valores de pH dos solos (H2O e KCl) são significativamente superiores para os solos com tratamento de calcário em relação aos solos sem tratamento de calcário e mais evidentes no Campo A. Os resultados preliminares parecem indicar que a aplicação de calcário poderá melhorar a absorção de nutrientes importantes para a planta.
autores
ARROBAS, MARGARIDA
AFONSO, Sandra
Rodrigues, M.A.
Chiocheta Junior, José
Godoy, WIlson
Carlos Correia
Chiochetta Junior, Jose Carlos
data de publicação
janeiro 1, 2019
Pesquisas
palavras-chave
Corretivos orgânicos
Cultura do lúpulo
Domínio/Área Científica::Ciências Agrárias::Agricultura, Silvicultura e Pescas