Literacia familiar e dificuldades na aprendizagem da leitura: uma revisão sistemática da literatura Conference Paper uri icon

abstract

  • Este trabalho foi apoiado pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do Projeto UIDB/05777/2020
  • Nesta comunicação propõe-se a apresentação de resultados de uma revisão sistemática da literatura que teve como objetivo localizar, sintetizar e analisar investigações que relacionem a literacia familiar com as dificuldades na aprendizagem da leitura. Começa-se por descrever todo o processo de desenvolvimento desta revisão sistemática e de seguida apresentam-se as suas principais conclusões. Por fim, nesta apresentação, discutimos o impacto que os resultados obtidos podem ter na prevenção primária de dificuldades de aprendizagem na leitura, no contexto de um modelo de resposta à intervenção.
  • This communication aims to present results from a review that focus on locate, synthesize and analyze published research that relate family literacy with difficulties in learning to read. We begin by describing the entire development process of this systematic review and present the main conclusions. Finally, in this presentation, we discuss the impact that the results obtained can have on the primary prevention of learning difficulties in reading, in the context of a Response to Intervention Model.

publication date

  • September 1, 2021