Experiência pedagógica no projeto europeu Design STEM Conference Paper uri icon

abstract

  • A interligação do ensino artístico com as Ciências e o estudo integrado de diferentes áreas cientificas tem revelado um aumento da motivação dos alunos e demonstrado ser um elemento facilitador para a compreensão de conteúdos melhorando a capacidade de identificar, avaliar, adaptar e aplicar o conhecimento aprendido na resolução de diferentes tipos de problemas. Tem sido igualmente retratado o aumento da capacidade dos discentes de tomar decisões, de pensar de forma critica e criativa, de compreender os aspetos globais e as suas interdependências e múltiplas perspetivas. Como este enquadramento o Design STEM, um projeto Europeu inserido no Programa Erasmus+, que integrou professores de diferentes instituições de Ensino Superior Europeu e respetivos Laboratórios, concebeu diferentes cenários de aprendizagem com a finalidade de serem testados em diferentes contextos tendo como objetivo interligar conteúdos das áreas: do Design, das Ciências, das Tecnologias, da Engenharia e da Matemática. Foi nossa intenção realizar um estudo de caso para testar com um grupo de alunos um dos cenários designado de Biomimicry. Nesse sentido, e pela correspondência dos objetivos e conteúdos programáticos, foi selecionada o grupo de discentes da Unidade Curricular de Atelier de Design do 3º ano da Licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Recorrendo-se a uma metodologia qualitativa interpretativa aspira-se descrever as etapas e procedimentos que foram necessários para a operacionalizar do caso estudo, bem como as preocupações tidas na sua organização e condução seguindo-se da apresentação dos resultados alcançados pelos alunos. Finaliza-se com a explanação das conclusões deste trabalho comentando as principais limitações e propostas para o suporte para trabalhos futuros.

publication date

  • January 1, 2020