Com a crescente liberalização do mercado da aviação, o sector dos transportes aéreos, sofreu enormes transformações. Surgiram companhias aéreas de baixo custo (low cost) que, hoje em dia, detêm um peso significativo do tráfego aéreo, impulsionando a competitividade do sector, impelindo os modelos de negócio tradicionais (companhias aéreas regulares e voos charter) a repensarem e reajustarem as suas estratégias de negócio. Naturalmente surgiram novos fluxos de turistas e um aumento da procura por estabelecimentos hoteleiros consonantes com o seu poder de compra.
Em Portugal, os hostels independentes são uma nova realidade, localizando-se em zonas privilegiadas nos centros das cidades, onde existem boas acessibilidades e os custos de transporte são baixos, fatores convenientes a este novo segmento de turismo mais económico. Este estudo pretende observar o estímulo que o aumento do número de voos de baixo custo, com o consequente incremento de novos fluxos turísticos, provocou na oferta dos hostels independentes na cidade do Porto.
Os resultados obtidos estão de acordo com a literatura disponível, concluindo-se que existe uma relação positiva entre o aumento do número de voos low cost, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (AFSC), e a expansão dos hostels na cidade do Porto.
With the increasing liberalization of the aviation market, the airline industry has undergone enormous transformations, having emerged from low cost airlines (low cost) which, today, have significant weight in air traffic, boosting the sector's competitiveness, impelling the traditional business models (regular airlines and charter flights) to rethink and readjust their business strategies. Consequently new flows of tourists emerged and an increase in demand for hotel establishments in line to their purchasing power.
In Portugal, independent hostels are a new reality, being located in prime areas in the city centers, where there are good access and transport costs are low, convenient factors to this new more economic tourism segment. This study wants to observe the stimulus that the increase number of low cost flights in the supply of independent hostels in Porto, with the development of new tourist flows had.
Results are consistent with the literature already available, it is concluded that there is a positive relationship between the growth of air low cost companies, operating in Francisco Sá Carneiro Airport (AFSC), and expansion of hostels in Porto.