Ensino de crol e costas: novas metodologias, novas estratégias
Conference Paper
Overview
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abstract
As técnicas alternadas são duas das habilidades motoras aquáticas mais leccionadas no
âmbito da Natação Pura. Com efeito, estas duas técnicas são muitas vezes entendidas
como “porta de entrada” nas actividades aquáticas após a adaptação ao meio aquático.
Tomando como referência a macro-sequência de ensino da Natação Pura, as técnicas
alternadas (isto é, Crol e Costas) são as primeiras a serem ensinadas, seguidas
sucessivamente pelas técnicas de Bruços e de Mariposa. Serão apresentadas as
justificações bioenergéticas, biomecânicas e do controlo motor para este enquadramento
conceptual.
Uma intervenção pedagógica eficaz do professor de Natação Pura depende do domínio
de competências técnicas e de ensino. No domínio técnico serão apresentados os
modelos biomecânicos das habilidades motoras. Serão ainda apresentados
procedimentos para análise qualitativa da técnica, com especial referência para a
capacidade de observação das faltas mais frequentes, das causas e consequências
associadas, bem como, de hipotéticas formas de correcção. No domínio do ensino, será
dissertado sobre as diversas possibilidades de progressão pedagógica, bem como das
estratégias, das metodologias de ensino, dos exercícios e tarefas “típicas” de ensino que
lhe estão associadas.
Todas as propostas serão sustentadas em recentes evidências técnicas e científicas. Uma
perspectiva do ensino onde saberes técnicos e científicos interagem, se complementam,
sustentando os fundamentos do processo de ensino-aprendizagem é – ou deverá ser –
uma das chaves para o sucesso no ensino da Natação Pura. Tanto para mais que por
vezes o conhecimento científico serve como processo confirmatório do conhecimento
técnico e outras tantas acrescenta novas soluções a este.