Perceções sobre a Transição do POCAL para o SNC-AP. O Caso do Município XYZ
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Consequente da recente crise financeira internacional foi imperioso um maior rigor e harmonização na Contabilidade Pública. Portugal encetou, em 2015, uma reforma na Contabilidade Pública que, entre outros, levou à publicação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP).
O presente estudo teve como objetivo estudar a mudança que o município XYZ está a fazer resultante da adoção do novo sistema contabilístico. É também pretendido estudar as perceções dos dirigentes e funcionários face a esta mudança, em particular aos seus entendimentos sobre o novo normativo contabilístico.
Como método de investigação foram utilizadas entrevistas semiestruturadas.
Os resultados da investigação mostraram que o município XYZ ainda não iniciou o processo de implementação do SNC-AP, revelando um reduzido grau de preparação para o processo de transição, justificado pelas preocupações evidenciadas pelos entrevistados. Em termos gerais, os resultados das entrevistas parecem mostrar a existência de diferentes fatores (individuais, técnicos, organizacionais) que conduzem a perceções diferentes sobre a transição do POCAL para o SNC-AP: qualificações dos recursos humanos, exercício de funções associados ao sistema de informação contabilística, experiência profissional, recursos técnicos e cultura organizacional.
Este estudo foi realizado no Centro de Investigação em Ciência Política
(UIDB/CPO/00758/2020), Universidade do Minho/Universidade de Évora e apoiado pela
Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Educação e Ciência através
de fundos nacionais.
UNIAG, R&D unidade financiada pela FCT – Fundação Portuguesa para o
Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação e Ciência. Projeto
n.º UIDB/04752/2020.