Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico Thesis uri icon

abstract

  • Este é o relato de experiências de ensino-aprendizagem realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Estas experiências foram realizadas ao longo dos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, tendo como principal motivação a valorização da produção musical, nos domínios da composição e da interpretação, enquanto estratégia de acção capaz de contribuir para novas possibilidades de intervenção pedagógica ao nível da Educação Musical. Nos 1º e 2º ciclos, foram realizados projectos pedagógicos que cruzaram várias disciplinas artísticas e, no 3º ciclo, foi feita uma abordagem pedagógica orientada para o ensino instrumental, de forma a estreitar os espíritos do ensino “genérico” e do ensino vocacional da música. Destas experiências e abordagens pedagógicas decorreu uma reflexão crítica que pode conter elementos a ter em conta para uma discussão acerca das orientações do sistema de ensino da música em Portugal.

publication date

  • January 1, 2013