Este é o relato de experiências de ensino-aprendizagem realizadas no âmbito da Prática
de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino
Básico, ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de
Bragança. Estas experiências foram realizadas ao longo dos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino
Básico, tendo como principal motivação a valorização da produção musical, nos
domínios da composição e da interpretação, enquanto estratégia de acção capaz de
contribuir para novas possibilidades de intervenção pedagógica ao nível da Educação
Musical. Nos 1º e 2º ciclos, foram realizados projectos pedagógicos que cruzaram várias
disciplinas artísticas e, no 3º ciclo, foi feita uma abordagem pedagógica orientada para o
ensino instrumental, de forma a estreitar os espíritos do ensino “genérico” e do ensino
vocacional da música. Destas experiências e abordagens pedagógicas decorreu uma
reflexão crítica que pode conter elementos a ter em conta para uma discussão acerca das
orientações do sistema de ensino da música em Portugal.