A promoção da diversidade cultural em contexto educativo Conference Paper uri icon

abstract

  • A presente comunicação decorre do processo de intervenção pedagógica realizada na Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do 2.º ano do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Optámos por seguir uma linha investigativa abordando a temática da diversidade cultural, a qual foi orientada no sentido de procurar resposta para a seguinte questão-problema: Que perceções têm as crianças sobre diversidade cultural? Para fazer face a esta questão delineamos os objetivos: i) estimular o respeito por diferentes culturas numa perspetiva positiva e colaborativa; ii) perceber as opiniões das crianças sobre a diversidade cultural; iii) desenvolver atividades de ensino e aprendizagem, potenciadoras de atitudes positivas face à diversidade. Não vivemos num mundo homogéneo, nem igualitário, bem pelo contrário, vivemos num mundo multicultural e no qual é urgente aprender a conviver. As escolas são multiculturais, isto deve-se, em grande parte, à migração impulsionada por marcadores económicos e sociais dos países mais afluentes e, enquanto futura professora, sentimos ser necessário, principalmente no seio escolar, agir de forma a integrar e potenciar a positividade da diversidade, assim como promover oportunidades para todos e todas. Perspetivamos a diversidade como algo enriquecedor em contexto de sala. Em termos metodológicos desenvolvemos uma investigação de natureza qualitativa, com um grupo de 22 crianças de 5 anos, recolhendo informações a partir da observação participante e usando como instrumentos de recolha de dados, notas de campo, entrevista e registos fotográficos. A análise dos dados indica que a realização de atividades diversificadas sobre outros países, por exemplo, estimula a aprendizagem das crianças sobre diferentes culturas e contribuiu para promover o respeito pelo “outro”. Acrescentamos ainda que muito há para construir no que concerne a esta questões culturais e é elementar que a escola e os professores se impliquem na valorização da(s) diversidade(s).

publication date

  • January 1, 2019