Este estudo foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e foi desenvolvido por uma
equipa interdisciplinar, com múltiplas origens institucionais, resultante de uma parceria entre três centros de
investigação universitários: Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto
(CIIE-UP), Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da Universidade de Trás-os-
Montes (CETRAD-UTAD) e Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho (CICSUM).
Este livro é dedicado ao estudo do saber profissional em Serviço Social e está empiricamente baseado numa abordagem etnográfica, multissituada, dos contextos de trabalho de três assistentes sociais. A análise etnográfica foca o olhar nas formas de proceder-fazer e proceder-falar durante o curso da ação profissional quotidiana dos assistentes sociais, isto é, foca-se na componente menos consciente e mais tácita do saber profissional, aquela que é mais usada na interacção social pelos profissionais. Assim, mais do que a interpretação dos dados etnográficos encontrados para o Serviço Social, a principal contribuição científica, profissional e social deste livro é a de desenvolver e validar uma teoria e uma metodologia micro social para o saber profissional que se concretiza num modelo de análise situacional para as narrativas etnográficas do trabalho profissional em Serviço Social.
Quanto ao conteúdo, os capítulos 2, 3 e 7 são essenciais para a fundamentação e validação do modelo de análise situacional, que suporta o conceito de saber profissional. Os capítulos 4 e 6 têm uma orientação essencialmente metodológica, permitindo perceber a estratégia e as práticas de interacção e de escrita etnográficas desenvolvidas. O capítulo 5 tem um conteúdo fundamentalmente descritivo, tendo em vista permitir ao leitor perceber as trajetórias profissionais e as condições socio organizacionais que definem o contexto de trabalho das três assistentes sociais participantes no estudo etnográfico realizado. O livro termina com dois comentários de autores consagrados na matéria ao próprio livro.