Qualidade de vida no terceiro trimestre de gravidez
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
A gravidez representa uma etapa da vida onde surgem diversas alterações que superam largamente a
componente física e abrangem a dimensão psicológica, social e cultural. Estas podem influenciar positiva ou negativamente
a qualidade de vida da grávida, enquanto uma noção eminentemente humana, subjetiva e polissémica que se refere ao
bem-estar que os indivíduos e a coletividade encontram na vida familiar, amorosa, social e ambiental. Falar desta, implica satisfação com a mesma, sendo da maior relevância a sua abordagem.
Avaliar a qualidade de vida da grávida no terceiro trimestre.
Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter quantitativo, descritivo e exploratório. Os dados obtidos oferecem uma compreensão detalhada sobre a história obstétrica de 88 grávidas no terceiro trimestre de gravidez e algumas variáveis relevantes à caracterização sociodemográfica das mesmas. A fonte de dados constitui-se numa pesquisa durante as consultas
de obstetrícia na Unidade Local de Saúde do Nordeste. Para avaliar a qualidade de vida foi utilizada a escala WHOQOL-Bref.
Os dados obtidos revelam que a amostra inquirida, 88 grávidas, apresenta idade entre 19 a 41 anos, (77,3%)
reside em meio urbano, (38,6%) possui grau académico de licenciado sendo (72,7%) empregadas. Da amostra (70,5%) não
planearam a gravidez, (89,8%), não apresentam patologia prévia à gravidez e (78,4%) não apresenta patologia decorrente da
gravidez. Relativamente à vigilância de gravidez constatamos que 19% da amostra realizaram sete consultas, tendo sido esta
percentagem a mais elevada. Os resultados obtidos na escala WHOQOL-Bref evidenciam uma correlação estatisticamente
significativa nos domínios: físico, psicológico, social e meio ambiente. Os valores médios obtidos nas questões que avaliam
o domínio da qualidade de vida geral, permitem nos afirmar, que esta amostra está satisfeita com a sua saúde e com a sua qualidade de vida.
As grávidas inquiridas apresentam boa qualidade de vida. Verificamos existir correlação estatisticamente
significativa entre todos os subdomínios da escala WHOQOL-Bref. Os valores de Alpha de Cronbach obtidos variam entre 61
para o domínio qualidade de vida geral; 76 no subdomínio físico; 78 para o psicológico; 80 no social e 83 no meio ambiente.
Os valores de Alpha de Cronbach no domínio qualidade de vida e subdomínios revelam que esta escala pode ser usada para
avaliar a qualidade de vida nestas populações.
A gravidez representa uma etapa da vida onde surgem diversas alterações que superam largamente a componente física e abrangem a dimensão psicológica, social e cultural. Estas podem influenciar positiva ou negativamente a qualidade de vida da grávida, enquanto uma noção eminentemente humana, subjetiva e polissêmica que se refere ao bem-estar que os indivíduos e a coletividade encontram na vida familiar, amorosa, social e ambiental. Falar desta, implica satisfação com a mesma, sendo da maior relevância a sua abordagem. Avaliar a qualidade de vida da grávida no terceiro trimestre.
Trata-se de um estudo de caráter quantitativo, descritivo e exploratório, os dados obtidos oferecem compreensão detalhada sobre a história obstétrica de 88 grávidas no terceiro trimestre de gravidez e algumas variáveis relevantes à caracterização sociodemográfica das mesmas. A fonte de dados constitui-se numa pesquisa durante as consultas de obstetrícia na Unidade Local De Saúde do Nordeste. Para avaliar a qualidade de vida foi utilizada a escala WHOQOL-Bref.
Os dados obtidos revelam que a amostra inquirida, 88 grávidas, apresenta idade entre 19 a 41 anos, (77,3%) reside em meio urbano, (38,6%) possui grau académico de licenciado sendo (72,7%) empregadas. Da amostra (70,5%) não planearam a gravidez, (89,8%), não apresentam patologia prévia à gravidez e (78,4%). não apresenta patologia decorrente da gravidez Relativamente à vigilância de gravidez constatamos que 19% da amostra realizaram 7 consultas, tendo sido esta percentagem a mais elevada. Os resultados obtidos na escala WHOQOL-Bref evidenciam uma correlação estatisticamente significativa nos domínios : físico, psicológico, social e meio ambiente. Os valores médios obtidos nas questões que avaliam o domínio da qualidade de vida geral, permitem nos afirmar, que esta amostra está satisfeita com a sua saúde e com a sua qualidade de vida.
As gravidas inquiridas apresentam boa qualidade de vida. Verificamos existir correlação estatisticamente significativa entre todos os subdominios da escala WHOQOL-Bref. Os valores de Alpha de Cronbach obtidos variam entre ,61 para o dominio qualidade de vida geral; ,76 no subdominio físico; ,78 para o psicologico; ,80 no social e ,83 no meio ambiente. Os valores de Alpha de Cronbach no domínio qualidade de vida e sub dominios revelam que esta escala pode ser usada para avaliar a qualidade de vida nestas populações.