Estabilidade dimensional das madeiras de pinho, freixo, castanho e carvalho na presença de água Conference Paper uri icon

abstract

  • Apresenta-se um estudo sobre a estabilidade dimensional da madeira, atendendo aos fenómenos de retração e inchamento, assente na realização de diversos ensaios experimentais. Os provetes analisados, com uma forma prismática de dimensão igual a 404010 mm, foram obtidos a partir de madeira sã e isenta de nós, fendas ou outros defeitos. O comportamento mecânico das diferentes madeiras foi igualmente avaliado através de ensaios à tração para comparação e determinação das suas características mecânicas.
  • Um dos objetivos do presente trabalho experimental foi o de compreender a relação da madeira com a água em quatro espécies diferentes de madeira: Pinho, Freixo, Castanho e Carvalho. Apresenta-se um estudo sobre a estabilidade dimensional da madeira, atendendo aos fenómenos de retração e inchamento, assente na realização de diversos ensaios experimentais. Os provetes analisados, com uma forma prismática de dimensão igual a 404010 mm, foram obtidos a partir de madeira sã e isenta de nós, fendas ou outros defeitos. O comportamento mecânico das diferentes madeiras foi igualmente avaliado através de ensaios à tração para comparação e determinação das suas características mecânicas.

publication date

  • January 1, 2014