Sistema de baixo custo para a medição de gases e material particulado no interior de instalações pecuárias Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A concentração de muitos animais numa única instalação, pode trazer sérios riscos, devido à ampla geração de dejetos que, por sua vez, podem libertar enormes quantidades de poluentes atmosféricos, como sulfureto de hidrogénio (H2S), amónia (NH3), dióxido de carbono (CO2), material particulado PM2,5 e PM10, entre outros, com sérias implicações na saúde dos animais e dos trabalhadores. Normalmente, a monitorização contínua da qualidade do ar interior em instalações pecuárias é limitada, devido ao custo elevado dos equipamentos de medição. Sendo assim, uma alternativa é a utilização de sensores e componentes de baixo custo na construção de sistemas capazes de medir continuamente esses poluentes. O objetivo deste trabalho foi construir e validar um sistema de baixo custo, capaz de analisar a qualidade do ar interior de instalações avícolas e suinícolas. O dispositivo de medição é capaz de armazenar e visualizar os dados em tempo real e foi construído a partir de sensores semicondutores, eletroquímicos e óticos. Além disso, o sistema permite o envio de dados por rede móvel para um servidor IoT (Internet of Things), denominado ThingSpeak. O custo total de desenvolvimento foi de €467,80. O dispositivo foi validado através da realização de ensaios laboratoriais com vários equipamentos em paralelo, tendo-se obtido respostas precisas e fiáveis. Para a aplicação prática do equipamento, serão realizadas monitorizações de poluentes em suiniculturas e aviculturas no Brasil e em Portugal.
  • Este estudo foi apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT, Portugal) e FEDER ao abrigo do Programa PT2020 através do apoio financeiro ao CIMO (UID/AGR/00690/2013) e pelo projeto bilateral estabelecido entre o Instituto Politécnico de Bragança (Portugal) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil).

data de publicação

  • novembro 2019