Avaliação da imagem cognitiva e top of mind de Viana do Castelo: o caso do festival Vodafone Paredes de Coura Conference Paper uri icon

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  • Este estudo foi realizado no Centro de Investigação em Ciência Política (UID/CPO/00758/2013), Universidade do Minho e apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Ministério da Educação e Ciência através de fundos nacionais. Os autores agradecem os contributos e a participação no trabalho de investigação da investigadora Lucília Maria Ferreira Alves Cardoso (lucyalves.lucilia@gmail.com) da Universidade de Vigo.
  • O objetivo principal deste trabalho foi avaliar a imagem cognitiva e Top of Mind do destino de Viana do Castelo durante o Festival Vodafone Paredes de Coura. O estudo empírico adotou uma abordagem quantitativa através da aplicação de um inquérito por questionário efetuado aos espectadores/visitantes do Festival Vodafone Paredes de Coura. Aplicaram-se 395 questionários, tendo-se assumido um erro amostral final de 4,9% e um nível de significância de 5%. Os resultados revelam que existe uma correlação entre a avaliação cognitiva do Festival Vodafone Paredes de Coura e a avaliação cognitiva do destino turístico Viana do Castelo. As respostas de evocação espontânea das memórias dos inquiridos, apontam como primeira localidade Top of Mind “Paredes de Coura”, seguindo-se “Viana do Castelo” e “Ponte de Lima”, descrevendo os atributos da região como sendo “bonito”, “verde” e “natureza”. Face às respostas da evocação espontânea das memórias, os inquiridos apontaram o Festival Vodafone Paredes de Coura como sendo o festival Top of Mind, descrevendo-o com atributos como “música”, “natureza” e “rio.
  • The main objective of this work is to evaluate the cognitive image and Top of Mind destiny of Viana do Castelo during the Vodafone Paredes de Coura Festival. The empirical study adopted a quantitative approach through the application of a questionnaire survey made to viewers/visitors of the Vodafone Paredes de Coura Festival. A total of 395 questionnaires were applied, with a final sampling error of 4.9% and a significance level of 5%. The results reveal that there is a correlation between the cognitive evaluation of the Vodafone Paredes de Coura Festival and the cognitive evaluation of the Viana do Castelo tourist destination. The responses of spontaneous evocation of respondents, point “Paredes de Coura” as the first Top of Mind location, followed by “Viana do Catelo” and “Ponte de Lima”, describing the region’s attributes as “beautiful”, “green” and “nature”. Faced with the responses of the spontaneous evocation of memories, the respondents pointed to the Vodafone Paredes de Coura Festival as the Top of Mind Festival, describing it with attributes such as “music”, “nature” and “river”.

publication date

  • January 1, 2019