Mais higiene e mais qualidade de vida para uma melhor saúde: as crianças do 1º ciclo do ensino básico Conference Paper uri icon

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  • A higiene infantil engloba a compreensão, estudo e planeamento de medidas promotoras de saúde, como forma de prevenção das doenças infantis (González, 2009). A qualidade de vida relacionada com saúde refere-se às dimensões físicas, psicológicas, mentais, sociais e funcionais do bem-estar da criança (Monteiro, 2011). A avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde nas crianças pode ser fundamental na identificação de crianças em risco, com baixos níveis de bem-estar ou que apresentem determinados problemas de saúde e, imprescindível à implementação de estratégias promotoras da saúde e da qualidade de vida em crianças e adolescentes (Abreu, Marques, Martins, Fernandes & Gomes, 2016).
  • A higiene infantil engloba a compreensão, estudo e planeamento de medidas promotoras de saúde, como forma de prevenção das doenças infantis (González, 2009). Qualidade de vida relacionada com saúde refere-se às dimensões físicas, psicológicas, mentais, sociais e funcionais do bem-estar da criança (Monteiro, 2011). Este estudo objetiva avaliar hábitos de higiene e qualidade de vida em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. É descritivo, transversal e analítico, de abordagem quantitativa. Foi utilizado o módulo de higiene do questionário GSHS e a escala KIDSCREEN-52©. Amostra constituída por 111 crianças, maioritariamente do sexo feminino (56,8%), com idades entre 7 (18,9%) e 10 anos (19,8%). Foram identificadas correlações positivas e fracas entre a frequência de tomar banho, lavar as mãos depois de ir à casa de banho, lavar o cabelo e tomar banho e a qualidade de vida

publication date

  • January 1, 2023