As pessoas são, hoje em dia, o activo mais importante de uma empresa, assim como o é, o
trabalho e os processos que desenvolvem. Esta é uma realidade para a qual as empresas
hoteleiras têm que estar conscientes pois trata-se de um sector baseado em mão-de-obra
intensiva, de cuja qualidade depende a obtenção de vantagens competitivas sustentáveis. O conceito de Gestão de Recursos Humanos constitui a abordagem mais eficaz e produtiva na gestão destes activos preciosos.
O objectivo da presente investigação, com base numa extensa revisão bibliográfica, é analisar as especificidades do trabalho no sector hoteleiro, bem como discutir a importância da colocação em prática da gestão de recursos humanos nas empresas do sector. Em termos empíricos a investigação centra-se na região do Porto e Norte de Portugal e tem como base a aplicação de um questionário endereçado aos directores de todas as unidades hoteleiras da referida região. Os dados foram recolhidos e analisados tendo em conta cinco tópicos
principais: organização e estratégia; recrutamento e selecção; formação e desenvolvimento;
desempenho; remunerações e incentivos.
As conclusões permitem avaliar o longo caminho que falta percorrer no que diz respeito à implementação efectiva das práticas de gestão de recursos humanos. Os recursos humanos não são ainda vistos como um factor estratégico de negócio no processo de planeamento de médio e longo prazo. Para além disso, os gestores hoteleiros parecem não saber responder a questões acerca do futuro, sobretudo no que diz respeito à aplicação de estratégias de retenção de recursos humanos. The concept of Human Resource Management is the most effective and productive approach
to managing organisation’s key assets, its people. It is also vital to the comprehension of
human behaviour complexity.
The aim of this study is to discuss how human resources play a major role in hospitality
industry and, given the working conditions, also explain how important Human Resource
Management practices can be. The study focuses on the region of Oporto and the Northern
Portugal, in an survey where the general managers of all hotels of that area responded to a
questionnaire. Significant results were obtained in five major topics: organization and
strategy; recruitment and staffing; training and development; performance; reward an
recognition.
The conclusions reached suggest that hospitality industries have a long way to go in
implementing the right human resources practices. Major findings indicate that there is room
for improvement in what concerns considering “People” a strategic issue in the long-range
planning process. Besides hospitality managers don’t seem to know how to answer questions
about the future, specially in what concerns the best strategies for human resources retention.