Competências emocionais: estratégias facilitadoras na promoção da prática de enfermagem
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Perante as exigências constantes e contínuas dos diferentes
ambientes da prática de cuidados, bem como, a presença de clientes mais
des(informados), levam a que os enfermeiros se encontrem munidos de um
conjunto de competências emocionais que facilitem as suas intervenções,
através de uma melhor e mais adequada compreensão das reais
necessidades dos clientes. Estas competências emocionais,
essencialmente divididas em dois grandes âmbitos - pessoais e sociais –
permitirão ao enfermeiro o conhecimento mais objetivo da sua
autoconsciência e processo de autogestão para facilitar a identificação de
fatores que podem interferir no relacionamento com o cliente e/ou equipa
multidisciplinar, assim como, compreender os comportamentos,
motivações e estados de humor que, eventualmente, lhe poderão ser
presenteados. O processo de relação de ajuda, aspeto primordial da prática
de enfermagem é, assim, influenciado e construído pelo enfermeiro que
consiga gerir as suas idiossincrasias, otimizando o reconhecimento intrapessoal
acerca dos seus recursos e limites pessoais e profissionais na
relação terapêutica consciencializando, concomitantemente, a sua
influência pessoal, individual e personalizada, na mesma.