Implementação de sistemas de gestão ambiental em instituições de ensino superior, o caso da Escola Superior Agrária de Bragança - Projecto EcoESAB Conference Paper uri icon

abstract

  • As Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham um importante papel nas sociedades modernas, podendo contribuir de modo decisivo para a sustentabilidade a diversos níveis. Um dos seus importantes contributos consiste na adopção de mecanismos de gestão ambiental adequados e capazes de assegurar um elevado nível de controlo dos seus aspectos ambientais, os quais poderão assentar na implementação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), como é o caso do definido pela Norma ISO 14001 ou pelo Regulamento do Sistema Europeu de Auditoria e Eco-Gestão (EMAS). A Escola Superior Agrária desenvolve desde 2002, um projecto de Implementação de um SGA denominado EcoESAB. Este Projecto partiu da realização de uma Auditoria Ambiental inicial, na qual se identificaram os aspectos ambientais mais significativos, estabelecendo-se as bases para o desenvolvimento de acções concretas. Desde o arranque do projecto, tornou-se evidente a necessidade de organização do sistema em torno de duas estruturas a organizacional e a documental, as quais deveriam estar adaptadas à realidade das IES. Neste sentido, o EcoESAB tem como particularidades a existência de uma estrutura de participação adequada às características da comunidade escolar, a Comissão Ambiental, e o carácter periódico da avaliação por esta comissão dos elementos da estrutura documental, garantindo um funcionamento sustentado por elementos documentais e pela ampla participação da comunidade escolar. O modelo proposto apresenta diferentes vantagens na operacionalidade do SGA em IES, debatendo-se, no entanto, com múltiplas dificuldades na sua concreta aplicação.
  • As Instituições de Ensino Superior (IES) podem desempenhar, nos dias de hoje, um papel central na condução da sociedade para o desenvolvimento sustentável. A sua relevância resulta do seu contributo para: a educação, cívica e ambiental dos seus alunos e a possibilidade de transferência de uma dinâmica interna sustentável para a comunidade, através da correcta gestão das suas estruturas e recursos e a formação dos seus recursos humanos.

publication date

  • January 1, 2004