Saúde mental em jovens estudantes: GSHS Conference Paper uri icon

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  • A saúde mental é, simultaneamente, estrutural e transversal a qualquer pessoa no ciclo de vida (Direção-Geral da Saúde, 2016). Surge cientificamente como área prioritária de intervenção. A sua promoção é pilar de capacitação de crianças e jovens. OBJETIVO: Pretendeu-se estudar os comportamentos de saúde mental nos estudantes do terceiro ciclo e secundário. METODOLOGIA: Estudo descritivo, transversal e analítico com abordagem quantitativa. Amostra probabilística por Conglomerado “cluster sampling”. Amostra constituída por 212 estudantes. O instrumento de colheita de dados é constituído pela escala GSHS e questões de caraterização. RESULTADOS: Amostra maioritariamente feminina (54,7%), idades compreendidas entre os 12-18 anos. Vivem com ambos os pais (72,2%). Praticam atividade física fora da escola 57,5%. O número de horas de sono é inferior a 8 para 45,3%. Nunca se sentiram sós (60,4%). 56,1% dos inquiridos sentiram-se tão preocupados que não conseguiram dormir enquanto que 75% revelaram problemas de concentração. 5,2% afirmam não ter amigos verdadeiros, 78,8% têm mais de três. Manifestada vontade de se suicidar por 1,4% dos estudantes. Verificou-se associação estatisticamente significativa entre o sentir-se só com a idade e o ciclo de estudos; e sentir-se tão preocupado que não consegue dormir com o sexo, idade, ciclo de estudos, atividade física, nº de amigos e o nº de horas de sono por noite. CONCLUSÕES: O êxito das intervenções em saúde depende de um bom diagnóstico. Os resultados identificam o sexo, idade, ciclo de estudos, atividade física, nº de horas de sono e os amigos verdadeiros como determinantes da saúde mental.

publication date

  • January 1, 2017