É nosso objectivo partilhar um conjunto de reflexões sobre o processo de construção das novas profissões, ou semi-profissões, em Portugal. O nosso estudo integra-se num vasto trabalho de investigação que, na última década, vem sendo desenvolvido no seio de um grupo de investigação denominado Análise Social das Profissões em Trabalho Técnico - Intelectual (ASPTI). Actualmente, alguns elementos do ASPTI integram um grupo de investigação do Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE. No âmbito das actividades desenvolvidas foram realizados vários estudos sobre diferentes profissões que se enquadram nesse perfil, designadamente: professores, enfermeiros, assistentes sociais, animadores sociais, técnicos superiores agrários, entre outros. Este grupo tem vindo a desenvolver um quadro conceptual próprio para o estudo das profissões e dos profissionais que se baseia, em larga medida, no estudo das culturas e das identidades profissionais assim como do uso do conhecimento em contexto de trabalho. Em termos metodológicos são privilegiadas as técnicas etnográficas, como elementos essenciais na compreensão de alguns aspectos centrais como a autonomia profissional e o uso do conhecimento em contexto de trabalho. Esta abordagem metodológica afasta-se dos estudos clássicos da sociologia das profissões mas poderá ser vista como próxima do objecto de estudo mais recentes desta área do saber tal como a perspectiva Couture (1988). Grande parte do trabalho de investigação deste grupo está editada no livro intitulado “Saber Profissional” (Caria, et al 2005).
Este artigo consta de uma reflexão teórica e uma componente empírica relativa a estudo preliminar sobre a profissão de gerontólogo. A reflexão teórica emerge da experiência do autor adquirida através de um estudo sobre a identidade profissional e o uso do conhecimento em contexto de trabalho pelos técnicos superiores das associações e cooperativas agrárias de Trás-os-Montes e Alto-Douro (Pereira 2008). A componente empírica resulta de um estudo realizado com os finalistas do curso de licenciatura em Gerontologia da Escola Superior de Saúde Bragança (ESSa).
A estrutura escolhida é a seguinte. Iniciamos apresentação por uma breve análise à questão da construção das profissões e das identidades profissionais, na qual, é, desde logo, realçado um conjunto de particularidades inerentes à Gerontologia. De seguida, fazemos um relato sumário da emergência da Gerontologia como disciplina académica e como profissão. Depois apresentamos os principais resultados do estudo de caso com os alunos de Gerontologia da ESSa e, finalmente, tecemos algumas considerações finais e levantamos novas hipóteses de estudo para a fase trabalho etnográfico com os gerontólogos já em contexto de trabalho profissional. Os dados preliminares deste estudo indiciam, desde logo, que estes cuidadores de idosos enfrentam a necessidade de marcação do território com outros profissionais (assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, entre outros) que “ocupam” desde há muito o terreno de excelência dos gerontólogos. É igualmente marcante a importância da socialização primária nas motivações e na escolha da profissão, assim como, a confiança depositada na preparação técnica, científica e humana, adquirida ao longo do curso superior. Por fim, o caso dos gerontólogos ilustra muito bem toda a complexidade do seu contexto profissional, nomeadamente, da complexidade das relações com outros profissionais envolvidos no apoio aos idosos.