O contexto social, ambiental e económico, sustentado por vasta obra concetual, levou a
responsabilidade social a uma posição importante diante da sociedade. A responsabilidade social é
uma função intrínseca do setor público caso concreto empresas locais, sendo seu principal objetivo
promover melhores condições de vida à população, por meio de políticas públicas, prestando contas
dos recursos aplicados à sociedade. No entanto, existe poucos estudos da forma como o setor
público poderia evidenciar de forma clara e objetiva as políticas públicas executadas em favor da
sociedade. Sendo assim as empresas locais sentiram pressionado pela sociedade a adotarem e
divulgarem as práticas socialmente responsáveis. Para dar resposta a estas preocupações é
necessário que as empresas locais divulguem as suas práticas, através dos relatórios de
sustentabilidade da forma mais objetiva e transparente possível. Os Relatórios de sustentabilidade
é a forma mais comum das empresas comunicarem as suas ações de RSE. As diretrizes GRI,
padrão globalmente mais seguido para a elaboração dos relatórios, foram estudadas no sentido de
compreender como as empresas devem relatar as suas práticas socialmente responsáveis, em
conformidade com essas Orientações.
A presente dissertação tem como objetivo analisar se as empresas locais divulgam as práticas de
responsabilidade social através do relatório de sustentabilidade e se utilizam o referencial de Global
Reporting Initiative – GRI para elaboração relatório de sustentabilidade. Para tal, tendo por base o
universo das empresas locais existentes em Portugal e dos relatórios de sustentabilidade publicados
por estas empresas, nomeadamente no seu sítio institucional, recorreu-se à análise mista
(qualitativa e quantitativa), tendo como referencial as normas GRI. Com este estudo pode-se
concluir que a divulgação das práticas de responsabilidade social nas empresas locais ainda não é
uma realidade. Das poucas empresas que publicam relatórios de sustentabilidade, a sua divulgação
ainda está muito embrionária. Em comparação com as três dimensões (económica, ambiental e
social), a dimensão económica apresenta maior divulgação, possivelmente pelo fato de ser mais
fácil de quantificar e recolher os dados.
The social, environmental, and economic context, supported by a vast conceptual work, made social
responsibility an important position in front of society. Social responsibility is an intrinsic function of
the public sector, and its main objective is to promote better living conditions for the population,
through public policies, rendering accounts of the resources applied to society. However, there are
few studies on how the public sector could clearly and objectively demonstrate public policies carried
out in favor of society. Thus, local companies felt pressured by society to adopt and disclose socially
responsible practices. To address these concerns, it is necessary that local companies disclose their
practices, through sustainability reports in the most objective and transparent way possible.
Sustainability reports are the most common way for companies to communicate their CSR actions.
The GRI guidelines, the most widely followed standard for reporting, were studied to understand how
companies should report their socially responsible practices, in accordance with these Guidelines.
The present dissertation aims to analyze the local companies divulge as social responsibility
practices through the sustainability report and to use the Global Reporting Initiative - GRI reference
for reports on the reports. To this end, based on the universe of local companies existing in Portugal
and the sustainability reports published by these companies, namely on their institutional website, a
mixed analysis (qualitative and quantitative) was used, using the GRI standards as a reference. With
this study, it can be concluded that the dissemination of social responsibility practices in local
companies is not yet a reality. Of the few companies that publish sustainability reports, their
disclosure is still very embryonic. Compared to the three dimensions (economic, environmental, and
social), the economic dimension is more publicized, possibly because it is easier to quantify and
collect data.