Recursos ativos na aprendizagem da matemática: o caso dos materiais manipuláveis Conference Paper uri icon

abstract

  • Manipulatives, as a pedagogical resource, in an educational context are very important for learning since they function as learning facilitators. However, its use should be associated with methodologies that we call active in which the student is the protagonist of his learning and the teacher is guiding him. This is the core of active learning. The focus becomes dialogue with students, the diagnosis of previous knowledge and the perceptions they have about the contents to be addressed, with an impact on problematization, contextualization and, preferably, with practical application of knowledge. Based on the use of manipulatives, it is intended to build knowledge using a partnership between teacher and student in which he assumes the role of principal actor, and the teacher is the mediator and stimulator of the teaching process. This methodology aims to encourage the intellectual autonomy of the student, based on a planning of educational action, by the teacher, in which it is intended to promote, among other domains, the use of various thinking skills such as interpreting, analyzing, synthesizing, classifying, relating and comparing. It is a methodology that intends to put into practice the work shared with its peers, guided by the following problem question: What is the relationship that is established between manipulatives, pedagogical resources and promoters of active methodologies, and the construction of knowledge in a classroom environment? In order to respond to it, we outline the following objectives: to understand what function/role the direct actors in the educational process attribute to manipulatives; analyze the relationship between manipulatives, active methodologies and knowledge construction. This is a qualitative study of descriptive and interpretative nature, which uses a questionnaire of closed questions, for the data analysis we used the SPSS program. The analyzed data point to a direct relationship between the use of manipulatives, active methodologies and the construction of knowledge of the student himself
  • Os materiais manipuláveis, como recurso pedagógico, em contexto educativo são muito importantes já que funcionam como facilitadores de aprendizagem. No entanto o seu uso deve estar associado a metodologias que designamos de ativas em que o aluno é o protagonista da sua aprendizagem e o professor orientador da mesma. Este é o cerne da aprendizagem ativa. O foco passa a ser o diálogo com os alunos, o diagnóstico dos conhecimentos prévios e as perceções que estes têm sobre os conteúdos a abordar, com incidência na problematização, contextualização e, de preferência, com aplicação prática dos conhecimentos. Tendo como base o recurso a materiais manipuláveis pretende-se construir conhecimento, numa parceria entre professor e aluno, em que este assume o papel de ator principal e o professor o de mediador e estimulador do processo de ensino. Esta metodologia pretende incentivar a autonomia intelectual do aluno, alicerçada numa planificação da ação educativa, por parte do professor, em que se quer promover, entre outros domínios, o recurso a diversas habilidades de pensamento como interpretar, analisar, sintetizar, classificar, relacionar e comparar. É uma metodologia que pretende por em prática o trabalho partilhado com os seus pares, orientada pela seguinte questão problema: Qual a relação que se estabelece entre os materiais manipuláveis, recursos pedagógicos e fomentadores de metodologias ativas, e a construção do conhecimento em ambiente de sala de aula? Procurando dar resposta à mesma, delineamos os seguintes objetivos: perceber qual a função/papel que os intervenientes diretos no processo educativo atribuem aos materiais manipuláveis; analisar qual a relação entre os materiais manipuláveis, metodologias ativas e construção do conhecimento. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza descritiva e interpretativa, que utiliza o questionário de questões fechadas, para a recolha de dados. Para a análise dos dados recorremos ao programa SPSS. Os dados analisados apontam para uma relação direta entre o recurso a materiais manipuláveis, metodologias ativas e construção de conhecimento do próprio aluno.

publication date

  • May 2020