Recursos ativos na aprendizagem da matemática: o caso dos materiais manipuláveis
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Manipulatives, as a pedagogical resource, in an educational context are very important for
learning since they function as learning facilitators. However, its use should be associated
with methodologies that we call active in which the student is the protagonist of his learning
and the teacher is guiding him. This is the core of active learning. The focus becomes dialogue with students, the diagnosis of previous knowledge and the perceptions they have
about the contents to be addressed, with an impact on problematization, contextualization
and, preferably, with practical application of knowledge. Based on the use of
manipulatives, it is intended to build knowledge using a partnership between teacher and
student in which he assumes the role of principal actor, and the teacher is the mediator and
stimulator of the teaching process. This methodology aims to encourage the intellectual
autonomy of the student, based on a planning of educational action, by the teacher, in which
it is intended to promote, among other domains, the use of various thinking skills such as
interpreting, analyzing, synthesizing, classifying, relating and comparing. It is a
methodology that intends to put into practice the work shared with its peers, guided by the
following problem question: What is the relationship that is established between
manipulatives, pedagogical resources and promoters of active methodologies, and the
construction of knowledge in a classroom environment? In order to respond to it, we outline
the following objectives: to understand what function/role the direct actors in the
educational process attribute to manipulatives; analyze the relationship between
manipulatives, active methodologies and knowledge construction. This is a qualitative
study of descriptive and interpretative nature, which uses a questionnaire of closed
questions, for the data analysis we used the SPSS program. The analyzed data point to a
direct relationship between the use of manipulatives, active methodologies and the
construction of knowledge of the student himself
Os materiais manipuláveis, como recurso pedagógico, em contexto educativo são muito
importantes já que funcionam como facilitadores de aprendizagem. No entanto o seu uso
deve estar associado a metodologias que designamos de ativas em que o aluno é o
protagonista da sua aprendizagem e o professor orientador da mesma. Este é o cerne da
aprendizagem ativa. O foco passa a ser o diálogo com os alunos, o diagnóstico dos
conhecimentos prévios e as perceções que estes têm sobre os conteúdos a abordar, com
incidência na problematização, contextualização e, de preferência, com aplicação prática
dos conhecimentos. Tendo como base o recurso a materiais manipuláveis pretende-se
construir conhecimento, numa parceria entre professor e aluno, em que este assume o papel
de ator principal e o professor o de mediador e estimulador do processo de ensino. Esta
metodologia pretende incentivar a autonomia intelectual do aluno, alicerçada numa
planificação da ação educativa, por parte do professor, em que se quer promover, entre
outros domínios, o recurso a diversas habilidades de pensamento como interpretar, analisar,
sintetizar, classificar, relacionar e comparar. É uma metodologia que pretende por em
prática o trabalho partilhado com os seus pares, orientada pela seguinte questão problema:
Qual a relação que se estabelece entre os materiais manipuláveis, recursos pedagógicos e
fomentadores de metodologias ativas, e a construção do conhecimento em ambiente de sala
de aula? Procurando dar resposta à mesma, delineamos os seguintes objetivos: perceber
qual a função/papel que os intervenientes diretos no processo educativo atribuem aos
materiais manipuláveis; analisar qual a relação entre os materiais manipuláveis,
metodologias ativas e construção do conhecimento. Trata-se de um estudo qualitativo de
natureza descritiva e interpretativa, que utiliza o questionário de questões fechadas, para a
recolha de dados. Para a análise dos dados recorremos ao programa SPSS. Os dados
analisados apontam para uma relação direta entre o recurso a materiais manipuláveis,
metodologias ativas e construção de conhecimento do próprio aluno.