Dupla diplomação com a Universidade Tecnológica e Federal do Paraná - UTFPR
Os sistemas inteligentes de estacionamento são uma solução adequada para evitar alguns
problemas recorrentes nas grandes cidades, como o congestionamento do tráfego e poluição
do ar. Esses sistemas visam orientar em tempo real o motorista a encontrar vagas livres de
estacionamento, no menor tempo possível e o mais próximo do local desejado. Nesse sentido,
um sistema inteligente de estacionamento constitui um sistema ciber-físico e requer
a utilização de tecnologias relacionadas a internet das coisas e técnicas de inteligência
artificial, como os sistemas multi-agentes, que permitem a incorporação de inteligência
através de entidades autônomas, proativas e cooperativas. O presente trabalho apresenta
o desenvolvimento de um sistema ciber-físico baseado em agentes para um parque de bicicletas,
onde a interface entre agentes de software com dispositivos de controle de baixo
nível desempenham um papel fundamental para o funcionamento global do sistema. Para
esse propósito, diferentes interfaces práticas foram implementadas e testadas para determinar
qual é a mais adequada para a atual aplicação. Baseado nos resultados obtidos,
foi implementado um sistema ciber-físico baseado em agentes, mostrando uma operação
eficiente, modular, adaptável e escalável.
Smart parking systems are a suitable solution to avoid some recurring problems in large
cities, such as traffic congestion and air pollution. These systems aim to guide in real time
the driver to find free parking spots, in the shortest time possible and as close as possible
to the desired location. In this sense, such smart parking constitutes a Cyber-Physical
System (CPS) and requires the use of appropriate Internet of Things (IoT) technologies
and Artificial Intelligence (AI) techniques, such as Multi-Agent System (MAS), that allow
the incorporation of intelligence into the CPS through autonomous, proactive and cooperative
entities. This work presents the development of an agent-based CPS for parking
of bicycles, where the interface between the software agents and the low-level control
devices plays a fundamental role in the global functioning of the system. For this purpose,
different interface practices were implemented and tested to determine which best
fits for the current application. Based on the results obtained, an agent-based CPS was
implemented, showing an efficient, modular, adaptable and scalable operation.