Relação entre módulo de deformabilidade e CBR para caracterização mecânica da fundação de pavimentos Conference Paper uri icon

abstract

  • Este artigo apresenta um estudo sobre a relação entre o módulo de deformabilidade (E) de leito do pavimento e o correspondente índice californiano de capacidade de carga (CBR) avaliado em laboratório, de forma a contribuir para a caracterização mecânica de fundações de pavimentos rodoviários flexíveis. O estudo envolveu a realização de ensaios in situ que consistiram na avaliação da deformabilidade de alguns solos de fundação (leito do pavimento), localizados em algumas obras de terraplanagens a decorrer na zona de Bragança. Foram realizados ensaios de carga em placa, observando as condições de compacidade, assim como ensaios laboratoriais em amostras de identificação e caracterização dos solos constituintes da fundação ensaiada in situ, bem como os correspondentes valores de CBR. Este trabalho permitiu comparar os resultados com as relações de caracterização mecânica da fundação (E vs CBR) preconizadas no âmbito de diversas metodologias de conceção de pavimentos flexíveis, tendo em vista a sua análise e discussão.
  • This paper presents a study about the relationship between the deformability modulus (E) of a pavement subgrade and the corresponding Californian Bearing Ratio (CBR) evaluated in the laboratory, in order to contribute to the mechanical characterization of foundations of flexible road pavements. This study involved in situ tests that consisted in the evaluation of the deformability of some foundation soils (pavement subgrade), located in some earthworks in the area of Bragança. Plate load tests were performed, observing soil compaction conditions, as well as laboratory tests of identification and characterization of samples of soils constituents of the foundation tested in situ, as well as the corresponding CBR values. This work allowed to compare the results obtained, with the mechanical characterization relations of the foundation (E vs CBR) recommended in the scope of several methodologies of design of flexible pavements.

publication date

  • May 1, 2018