Relação entre módulo de deformabilidade e CBR para caracterização mecânica da fundação de pavimentos
Conference Paper
Overview
Research
View All
Overview
abstract
Este artigo apresenta um estudo sobre a relação entre o módulo de deformabilidade (E) de leito do
pavimento e o correspondente índice californiano de capacidade de carga (CBR) avaliado em
laboratório, de forma a contribuir para a caracterização mecânica de fundações de pavimentos
rodoviários flexíveis. O estudo envolveu a realização de ensaios in situ que consistiram na avaliação
da deformabilidade de alguns solos de fundação (leito do pavimento), localizados em algumas obras
de terraplanagens a decorrer na zona de Bragança. Foram realizados ensaios de carga em placa,
observando as condições de compacidade, assim como ensaios laboratoriais em amostras de
identificação e caracterização dos solos constituintes da fundação ensaiada in situ, bem como os
correspondentes valores de CBR. Este trabalho permitiu comparar os resultados com as relações de
caracterização mecânica da fundação (E vs CBR) preconizadas no âmbito de diversas metodologias
de conceção de pavimentos flexíveis, tendo em vista a sua análise e discussão.
This paper presents a study about the relationship between the deformability modulus (E) of a
pavement subgrade and the corresponding Californian Bearing Ratio (CBR) evaluated in the
laboratory, in order to contribute to the mechanical characterization of foundations of flexible road
pavements. This study involved in situ tests that consisted in the evaluation of the deformability of
some foundation soils (pavement subgrade), located in some earthworks in the area of Bragança.
Plate load tests were performed, observing soil compaction conditions, as well as laboratory tests of
identification and characterization of samples of soils constituents of the foundation tested in situ, as
well as the corresponding CBR values. This work allowed to compare the results obtained, with the
mechanical characterization relations of the foundation (E vs CBR) recommended in the scope of
several methodologies of design of flexible pavements.