Saúde, fatores sociais e suporte social dos idosos
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
É com grande gosto e redobrado interesse que aceitei o convite para comentar os aspetos relativos aos recursos sociais deste estudo denominado “Os muito idosos: estudo do envelhecimento em Coimbra avaliação integral do indivíduo integrado no seu meio”.
Este convite é também uma oportunidade excelente para me familiarizar com os resultados do instrumento de recolha de dados (OARS) que estamos a aplicar no distrito de Bragança, no âmbito do compromisso Be Home Be Happy – Observatory for the Quality of Life of the Elderly Living in the Community, que integra a parceria europeia Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing (EIP AHA).
Os dados apresentados e o comentário aos mesmos incluídos no relatório do projeto são precisos e claros e ilustram bem as circunstâncias de vida dos idosos no nosso país na atualidade. Não é necessário repeti-los.
Em vez disso, no meu comentário, darei realce os aspetos que considero mais relevantes dos resultados em “contraluz” com algumas daquelas que são as minhas principais preocupações com o sistema de suporte social dos idosos no nosso país, designadamente a situação demográfica e a capacidade de resposta dos sistemas formais e informais de apoio aos idosos. Antes nos pontos 1, 2 e 3 desenvolverei o quadro de análise teórico que, julgo, poderá potenciar a pertinência e relevância dos dados do estudo. O ponto 4 é dedicado ao meu comentário aos dados do estudo agora apresentado e o ponto 5 a apresentação de algumas sugestões para a intervenção na prática.