o objetivo da presente pesquisa foi duplo: (1) analisar as diferenças entre sexos na
coordenação motora (CM) e habilidades motoras (HMs) e (2) investigar a associação de
características somáticas, do envolvimento familiar e da atividade fisica na CM e HMs.
A amostra foi constituída por 1632 sujeitos, 835 raparigas e 797 rapazes, 3-14 anos, que
participaram no projeto de investigação intitulado 'Crescer com Saúde na Região Autónoma
da Madeira' (CRES). A CM foi avaliada através da bateria ' Kõrperkoordinations Test für
Kinder' (KTK) e as HMs a partir do 'Test of Gross Motor Development 2 (TGMD2). A
altura, o peso corporal e 5 pregas de adiposidade subcutânea foram avaliadas/medidas.
A atividade fisica foi avaliada através do questionário de Godin e Shephard. O estatuto
socioeconómico (ESE), a fratria e as variáveis relacionadas com o espaço habitacional e
práticas educativas foram recolhidas via questionário e em forma de entrevista.
Os rapazes apresentaram melhores desempenhos do que as raparigas na CM e HMs de
manipulação. Nos rapazes, 20.6 % apresentaram perturbações de coordenação, 45.0%
insuficiência coordenativa, 34.2% coordenação normal e 0.2% coordenação boa. As
percentagens para as raparigas foram de 44.9%,39.1%,15.8% e 0.1%, respetivamente. A
altura, o peso corporal e a soma das pregas de adiposidade foram os principais preditores
da CM e HMs. O peso corporal e a soma das pregas de adiposidade estavam negativamente
associados à CM e HMs. As crianças ativas apresentaram melhores desempenhos na CM e
HMs de manipulação. As crianças do ESE elevado foram mais proficientes do que os seus
pares dos ESE médio e baixo nos testes de CM e HMs. O tipo de brinquedos, a ordem de
nascimento, o tipo de habitação, o limite geográfico, o número de assoalhadas e a existência
de um parque, terraço, jardim ou quintal junto à habitação foram preditores da CM e HMs.
Programas de intervenção para elevar os níveis de CM e HMs devem incidir na redução da
gordura corporal, aumento dos níveis de atividade fisica e melhoria de outras características
de envolvimento, tais como o ESE e as características da habitação.