A Importância da metodologia PBL nos diplomados em contabilidade: estudo de caso Thesis uri icon

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  • O presente trabalho debruça-se sobre a importância da metodologia Problem-Based Learning (PBL) como facilitadora de aprendizagem pelos alunos do Ensino Superior. Neste sentido, a aprendizagem conseguida através desta metodologia deve refletir-se de forma positiva nos conhecimentos obtidos pelos alunos, que se tendem a refletir na sua aprovação no exame de acesso à profissão e num mais rápido ingresso no mercado de trabalho após a finalização do curso, bem como se deve traduzir na aquisição de competências com relevância para o desempenho futuro dos alunos na sua vida profissional. O interesse deste estudo está relacionado com a necessidade de perceber se a metodologia PBL pode ser considerada uma metodologia vantajosa na aprendizagem pelos alunos de conhecimentos e competências que lhes sejam sejam úteis no curto e longo prazo, face ao método tradicional usualmente empregue. Com o intuito de perceber a importância desta metodologia, foi realizado um inquérito por questionário dirigido aos antigos alunos da Unidade Curricular (UC) de Projeto – Simulação empresarial – do curso de Contabilidade do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Após a análise uni e bivariada das respostas são efetuadas análises de regressões logísticas com o objetivo de verificar a probabilidade de os antigos alunos considerarem a metodologia PBL facilitadora da aquisição de conhecimentos e competências relevantes na sua formação. Os resultados apresentados permitem concluir e validar que a metodologia PBL é considerada pelos antigos alunos do curso de Contabilidade do IPB como sendo facilitadora de aprovação no exame de acesso à profissão, bem como facilitadora de um ingresso mais rápido no mercado laboral. Todavia, não foi validada a hipóteses que induz a metodologia PBL como facilitadora de um melhor desempenho profissional dos diplomados em Contabilidade
  • The present Document examines the importance of the Problem-Based Learning (PBL) methodology as a learning facilitator for Higher Education students. In this sense, the learning achieved through this methodology should be positively reflected in the knowledge obtained by the students, which tend to reflect in their approval in the examination of access to the profession and in a faster entry into the labor market after the end of the course, As well as should be translated into the acquisition of competences with relevance for the future performance of students in their professional life. The interest of this study is related to the need to understand if the PBL methodology can be considered an advantageous methodology in the learning for the students of knowledge and competences that are useful to them in the short and long term, against the traditional method usually employed. In order to understand the importance of this methodology, a questionnaire was directed to the former students of the Curricular Unit (UC) of Project - Business Simulation - of the course of Accounting of the Polytechnic Institute of Bragança (IPB). After the univariate and bivariate analysis of the answers, logistic regression analyses were performed with the objective of verifying the probability of the former students considering the PBL methodology facilitating the acquisition of relevant knowledge and skills in their training. The results presented allow to conclude and validate that the PBL methodology is considered by the former students of the course of Accounting as facilitating approval in the examination of access to the profession, as well as facilitating a faster entry into the labor market. However, the hypotheses that induce the PBL methodology as a facilitator to a better professional performance of the graduates in Accounting have not been validated

publication date

  • January 1, 2016