Avaliação do perfil fenólico de duas plantas comummente utilizadas na medicina tradicional, após aplicação de irradiação ionizante
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
FCT, Portugal e ao FEDER no âmbito do programa PT2020 pelo apoio financeiro ao CIMO (UID/AGR/00690/2013) e CTN (RECI/AAG-TEC/0400/2012) e contracto de L. Barros; Programa FEDER-Interreg España-Portugal pelo apoio financeiro através do projeto 0377_Iberphenol_6_E.
Os compostos fenólicos têm sido associados a diferentes efeitos benéficos nomeadamente, na prevenção de doenças, nomeadamente diabetes, cancro, doenças cardiovasculares, obesidade, doenças neuro-degenerativas, entre outras. São várias as matrizes que representam uma boa fonte deste tipo de compostos, principalmente no reino vegetal [1,2]. Assim, este estudo pretendeu avaliar os efeitos da radiação gama na composição fenólica de extratos aquosos, obtidos por infusão de duas plantas comummente apreciadas pelo consumidor e usadas na medicina tradicional - Aloysia citrodora L. e Mentha x piperita L.. O tratamento de irradiação foi realizado através de uma câmara de 60Co, aplicando as doses de 1 e 10 kGy e os resultados foram comparados com amostras controlo (0 kGy). O perfil fenólico foi obtido por HPLC-DAD-ESI/MS. Foram identificados 11 e 14 compostos fenólicos (derivados de flavonoides e ácidos fenólicos) nas espécies A. citrodora e M. piperita, respetivamente. Relativamente aos resultados obtidos após a aplicação deste tipo de processamento, foi evidente que as amostras submetidas a uma dose de irradiação de 10 kGy, revelaram diferenças estatisticamente significativas no perfil fenólico de ambos os extratos estudados, comparativamente com a amostra controlo (0 kGy), evidenciando um aumento na maioria dos compostos, como também nos teores de ácidos fenólicos totais e compostos fenólicos totais [3]. Assim, este estudo contribuiu para um conhecimento mais amplo dos efeitos da irradiação gama na caraterização destas moléculas em algumas plantas medicinais, revelando também que este tipo de processamento é uma técnica recomendada para aplicação nesta matriz.
Os compostos fenólicos têm sido associados a diversos efeitos benéficos nomeadamente, na prevenção de algumas doenças, tais como, diabetes, cancro, doenças cardiovasculares, obesidade, doenças neuro-degenerativas, entre outras. São várias as matrizes que representam uma boa fonte deste tipo de compostos, principalmente no reino vegetal. Assim, este estudo pretendeu avaliar os efeitos da radiação gama na composição fenólica de extratos aquosos, obtidos por infusão de duas plantas comummente apreciadas pelo consumidor e usadas na medicina tradicional - Aloysia citrodora L. (limonete) e Mentha x piperita L. (hortelã-pimenta). O tratamento de irradiação foi realizado através de uma câmara de 60Co, aplicando as doses de 1 e 10 kGy e os resultados foram comparados com amostras controlo (0 kGy). O perfil fenólico foi obtido por HPLC-DAD-ESI/MS. Foram identificados 11 e 14 compostos fenólicos (derivados de flavonoides e ácidos fenólicos) nas espécies A. citrodora e M. piperita, respetivamente. Relativamente aos resultados obtidos após a aplicação deste tipo de processamento, foi evidente que as amostras submetidas a uma dose de irradiação de 10 kGy, revelaram diferenças estatisticamente significativas no perfil fenólico de ambos os extratos estudados, comparativamente com a amostra controlo (0 kGy), evidenciando um aumento na maioria dos compostos, como também nos teores de ácidos fenólicos totais e compostos fenólicos totais. Assim, este estudo contribuiu para um conhecimento mais amplo dos efeitos da irradiação gama nestas moléculas, revelando também que este tipo de processamento pode ser aplicado em plantas aromáticas e medicinais.