Acompanhando o aumento do número de artroplastias totais do joelho e aexponencial utilização das novas tecnologias, por parte da população em geral, apresenta-se odesenvolvimento de uma solução tecnológica, via APP, que permite melhorar o conhecimento,aumentar a literacia em saúde, possibilitar uma adequada capacitação pré-operatória erecuperação pós-operatória.
Método: Construção de um programa de reabilitação digital, acompanhado de canalcomunicacional e monitorização para pessoas submetidas a artroplastia total do joelho desde opré-operatório até às primeiras seis semanas do pós-operatório.
Resultados esperados: Uma eficaz preparação pré-operatória e consciencialização da realrecuperação, funcionalidade e expectativas pós-operatórias, através de recomendações,estratégias e técnicas, fornecidas ao longo do programa. Acompanhar o desempenho e receberfeedback à medida que a aplicação é usada pelos participantes através das suas respostas aquestionários e formulários. A identificação precoce de sinais e sintomas, permitirá a atempadadeteção e monitorização de complicações pós-operatórias com o objetivo de diminuir a taxa deinfeções e reinternamentos.
Conclusão: Os cuidados de saúde aliados à tecnologia, permitem reduzir as barreirasgeográficas, aproximar a saúde das populações e desta forma prepará-las para uma proveitosatransição no processo saúde/doença.