MaThE - Improve mathematical skills in higher education Conference Paper uri icon

abstract

  • A variedade de recursos tecnológicos disponíveis para fins educacionais, cuja utilidade é confirmada por estudos e experiências científicas é, atualmente, bastante grande e está em crescimento contínuo e experiências/estudos científicos confirmam consistentemente a utilidade de tais recursos. No entanto, ainda há uma falta de qualificação formal em competências digitais na formação do corpo docente. Até agora, muitas instituições de ensino superior europeias estabeleceram sistemas de gestão de aprendizagem, mas tais istemas são implementados de forma elementar (por exemplo, fazendo apenas o upload de arquivos PDF). Ao mesmo tempo, espera-se que instituições de ensino superior em toda a Europa tenham em consideração as inovações tecnológicas relacionadas com a implementação de novos modelos pedagógicos e instituam enários como os Recursos Educacionais Abertos (OER) ou os Cursos Online Massivos Abertos (MOOCs). Observa-se que frequentemente, no ensino superior, os alunos de disciplinas científicas fundamentais não têm as competências matemáticas básicas para acompanhar as aulas nem para rentabilizar os recursos e conhecimento disponibilizado. É necessário identificar as lacunas na compreensão dos conceitos por parte de cada um dos alunos bem como oferecer aos professores recursos adequados para trabalhar e aumentar a motivação dos estudantes, fornecendo-lhes as competências que eles não estão a conseguir adquirir. O objetivo principal do projeto MathE – Improve Math Skills in Higher Education é conceber e implementar ateriais pedagógicos utilizáveis em suportes digitais, com o objetivo de promover uma cultura colaborativa entre estudantes de cursos sustentados numa formação sólida na área científica da Matemática. Tendo em conta a crescente necessidade de sintonia com o rápido desenvolvimento do universo digital, no âmbito do MathE, criar-se-á uma biblioteca matemática online, em que se disponibilizarão vídeos, aulas, exercícios, testes de treino e outros recursos, disponíveis gratuitamente para professores e alunos, bem como uma base de dados estruturada de métodos e recursos TEL - Technology Enhanced Teaching and Learning - que apoiem os professores na descoberta de novos modelos, soluções e boas práticas aplicáveis nas aulas. O MathE promoverá ferramentas que permitam a aquisição de conhecimento matemático, na sala de aula e fora dela, respeitando o timing e o ritmo individual dos alunos e promoverá o debate entre professores e alunos, contribuindo assim para o aumento do empenho e comprometimento de professores e alunos no aprofundamento dos seus conhecimentos de Matemática. A nível europeu, o projeto dará um forte contributo para a modernização do sistema de ensino superior no que diz respeito à aquisição de competências matemáticas e o seu modelo pode ser adaptado a outros tipos de instituições educativas (por exemplo, escolas secundárias) para conceber bases de dados semelhantes para os seus alunos. O consórcio MathE pode ser um parceiro útil na implementação de modelos semelhantes nessas escolas.
  • Higher education students of scientific subjects often lack the basic mathematical skills to follow lectures and make the most of the lecturer’s teachings. It is necessary to identify the gaps in each students’ understanding of the concepts and offer teachers adequate resources to motivate and provide their students the skills and competences they miss. The main goal of MathE - Improve Maths Skills in Higher Education is to encourage training and exchange in order to enhance and strengthen the quality of teaching and to support the use of digital and online technologies to improve pedagogies and assessment methods. MathE also aims to set up transnational teacher training courses and strengthen cooperation between universities that already offer such courses.

publication date

  • January 1, 2019